Publieditorial

Superação resume a história da maquiadora Mary Souza

MARY SOUZA
Foto: Divulgação
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

Em determinados momentos da nossa vida tropeçamos em pedras que mais se parecem com montanhas, tamanha a dificuldade de ultrapassá-las. Mas a superação desses obstáculos depende da motivação em querer tal objetivo. E assim podemos resumir a história da maquiadora Mary Souza.

Moradora de Mesquita, Mary, hoje especialista em maquiagem social e pele negra,  ingressou no mundo da maquiagem em um dos momentos mais difíceis e complicados de sua vida:

“Lembro como se fosse ontem. Eu estava extremamente depressiva e obesa. Com apenas 1.69 de altura, eu estava pesando exatamente 120 kg. Eu mal eu conseguia me olhar no espelho, dificilmente ficava bem comigo mesmo. Vivia diariamente uma luta interior, onde tudo que eu fazia era comer compulsivamente, o que piorava drasticamente a minha situação. Para terem uma ideia, entrei em dietas surreais, que me fizeram contrair doenças que quase me levaram à morte. E tudo isso por causa da minha falta de estima e de amor próprio. E através da maquiagem comecei a enxergar a Mary que mesmo com o rosto gordinho tinha seu encanto e sua beleza pessoal. Tudo isso passou a acontecer a partir do momento que comecei a treinar na Contém 1g com professoras excelentes. E com o passar do tempo, fui me especializando, me profissionalizando e descobrindo a arte de ser uma Diva”, conta

Aos olhos dos nossos amigos leitores parece que tudo foi fácil, mas a maquiadora que tem em Irma Verdugal a sua inspiração, justamente pela historia de vida, aprendizado e superação, garante que não:

“Confesso que o caminho não foi nada fácil, recebi incontáveis palavras negativas de pessoas próximas de mim. De quem eu nunca imaginaria receber. Esperamos sempre das pessoas que estão ao nosso lado, palavras de incentivo, de força, de ânimo e de fé. Porém, comigo foi ao contrário. Isso me deixou muito pior. Muito mal. Cheguei a um estágio que minha estima e amor próprio foram parar no fundo do poço.

Para que tenham uma ideia, recebia palavras negativas do tipo:
– Mariana, você não tem jeito pra isso!
– Desista, garota, isso não vai te levar a lugar nenhum!
– Essa profissão que está entrando é coisa de prostituta!
– Maquiagem só serve pra gastar dinheiro!
– Tá pensando que vai ganhar dinheiro com maquiagem, coitada!

E por aí vai”, descreve.

Muitas dessas pessoas não entendiam a sua decisão de seguir como maquiadora, já que era formada em Gestão de RH e Técnica de Enfermagem, além de formação em Telemarketing:

“Também já trabalhei muito com administração e gestão de empresa durante muito tempo. Mais lá dentro, bem no fundo do meu coração, estava a chama da paixão por maquiagem. E como dizia, já ingressada no ramo da beleza, nos caminhos da maquiagem, em uma iniciativa empreendedora eu pedi uma amiga que me emprestasse o seu cartão de crédito para comprar meu primeiro kit de maquiagem e assim começar o treinamento. “E não pense que comprei a vista não, nada disso, parcelei em varias vezes. E a medida que ganhava meu dinheirinho com as maquiagens que fazia, fui pagando as prestações. E graças a Deus, quitei cada uma delas”, conta ela, chamando a atenção para a força de vontade de uma pessoa que, apesar das dificuldades, não desistiu.

“Estava certa em encerrar minha vida”

“Lembro que trabalhava em pé até 12 horas diárias, treinando, me esforçando, sendo algumas vezes humilhada e ganhando pouco. E novamente agradeço a Deus por essas horas a fio em pé. Pois, tive muitas experiências que hoje uso de exemplos para minhas alunas e que serviram como um grande e profundo aprendizado”, relembra o início.

Com mais experiência e um pouquinho mais de confiança, como prefere enfatizar, Mary Souza passou a dar aulas particulares também de automaquiagem. O que lhe rendia alguns trocadinhos. Foi justamente ai que a pressão lhe fez pensar até mesmo em suicídio:

“Chegou um momento da minha caminhada em que parei. A pressão era tanta que passei a dar ouvido as palavras negativas, e acreditei que realmente não era para eu seguir em frente. Larguei tudo de mão. Foi um momento extremamente difícil para mim, sem nenhuma estima, sem amor próprio e sem ânimo para prosseguir, partir para a pior fase que um ser humano pode chegar: Passei a pensar em suicídio. Isso mesmo, todos os dias eu pensava em como tirar a minha vida, em me matar. Se com calmantes, se pulando de uma ponte, se me atirando nos trilhos de um trem. E não pensem que era covardia, eu entrei em profunda depressão. “De que adiantaria estar viva, se não sirvo para nada”, era isso que eu pensava todos os dias.  Como eu, existem milhares e milhares de mulheres na mesma condição. Humilhadas, desacreditadas e jogadas de lado. Isso me entristece e muito. Por que sei que podemos ajudá-las, assim como eu fui ajudada”, conta emocionada.

Um anjo que caiu do céu

Após ter quase colocado um ponto final, eis que o destino lhe mostra que estava errada e que sua história ainda tinha muitos capítulos. Mary conta que esta é a parte da história que mais ama. Quando eu já estava decidida a tirar a própria vida, já tinha escolhido até a forma, é que apareceu um “Anjo” em sua vida:

“Isso mesmo, estava pensando em me suicidar e ele apareceu, como que um encanto, como que enviado por Deus. E com certeza foi. Daí, ele começou a me incentivar a seguir meu coração. A continuar em busca do meu sonho, que eu tinha talento e jeito para coisa. E ele nunca havia visto eu maquiar alguém. Tudo que via a respeito de maquiagem, via em mim. E sabe como ele fazia. Todas as vezes que combinamos de passear, ele pedia para que me maquiasse. E assim eu fazia. Mais mal sabia que ele estava me levando a treinar e novamente tomar gosto pela maquiagem”.

Com o incentivo e empurrãozinho do seu “Anjo” passou também a assistir vídeos de algumas blogueiras que admira e que enxergava serem boas profissionais:

“Ficava horas a fio até de madrugada assistindo todos os vídeos possíveis de tendências de make. E pasmem, faço isso até hoje. Pois, a cada dia é uma novidade. E eu quero estar por dentro de tudo que envolva a Make. Depois de tudo isso, comecei aos poucos atender em casa as amigas, cobrando bem pra ir treinando mais, e mais, e mais… O tempo passou peguei mais experiência maquiando e tive a oportunidade de passar todo meu conhecimento a meninas que tem o mesmo sonho que eu, de ser um profissional de sucesso e reconhecida pelo talento e dom que Deus deu. Como também ajudá-las na questão da estima e amor próprio. Pois, saibam que muitas delas me procuravam para confessar a falta de estima e amor próprio, e como a maquiagem e minha história de vida ajudou-as a seguir em frente”.

A Volta por cima

E no dia 28 de fevereiro de 2019, Mary começou a dar aulas para turmas de maquiagem básica em Nilópolis em vários lugares. E através deste projeto social e algumas parcerias, já formou mais de 1000 mulheres, onde elas aprendem a se maquiar com produtos nacionais e em conta no mercado:

“Com o sucesso do projeto, fui recebendo convites, trabalhando em ações sociais de grande porte e surgiu o convite para que eu maquiasse as semi-finalistas no Miss Baixada 2019. E digo de coração que foi um prazer enorme participar desse evento aonde o objetivo eh mostrar a beleza feminina, sem impor padrões e sim valorizar e enaltecer a beleza da mulher da baixada fluminense. Fui convidada também para dar palestras de Auto Estima, o que faço de muito grado e compaixão. Por que acredito que todas nós temos a chance de sermos felizes, realizadas e completas em nós mesmo. Também acredito, que assim como eu, há um “Anjo” para cada uma de nós. Sim, alguém que acredite em você, que incentive você, que propulsione você. Seja ele um parente, um amigo, um namorado, um marido e até mesmo um estranho que nunca te viu. Mais que uma vez enviado por Deus, pode e vai mudar sua história de vida”, conclui, mandando ainda “um beijo no coração de todas as divas da Baixada e do Brasil”.

Mary Souza é treinada pela Contém 1g, possui cursos de maquiagem básica, automaquiagem, maquiagem social
pele negra, maquiagem para noivas e debutantes, aprimoramento com Irma Verdugal e mais alguns cursos em andamento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para saber um pouco mais sobre os trabalhos de Mary Souza e conhecer ainda mais sobre esta magnifica profissional, que prova a cada dia que todas as dificuldades são na verdade, testes para que possamos provar o quanto podemos nos tornar vencedores, basta acessar https://www.facebook.com/profile.php?id=100031457794530 ou https://www.instagram.com/maquiadora.marysouza/.

E para quem quer a seguir a profissão ela aconselha: “Siga com o seu objetivo sem olhar para trás e nem para as pessoas que lançam palavras negativas, pois elas só estão ali para tentar te atrasar na caminhada. Foco!”, diz.