Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Secretaria de Serviços Públicos orienta como realizar o descarte correto de vidros e seringas em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Seringas, agulhas, lâminas, cacos de vidros e outros objetos cortantes representam um risco para os agentes da Limpeza Pública. Por isso, é importante realizar o descarte correto dos artigos que podem causar sérios transtornos à integridade física dos trabalhadores do setor. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos chama a atenção para alguns dos cuidados na hora de se livrar desses objetos, como envolver esse lixo em camadas de papéis, colocar as seringas dentro de garrafas plásticas, caixas de leite, latas ou até caixas de papelão e colocar novamente a tampa de plástico da seringa depois de utilizá-la.

O secretário de Serviços Públicos, Jorge Scalise, ressalta que deixar avisos nos sacos de lixo, como alertas informativos do tipo “objeto contaminante” ou “cacos de vidros”, ajudam a evitar acidentes. “Essa ação ajuda a chamar a atenção do profissional que trabalha na coleta de lixo. Com isso, ele saberá manusear da forma correta os dejetos até o caminhão coletor, mantendo sua integridade física”, explicou.

Animais também podem se ferir

SERINGA NO LIXO
Foto: Reprodução da Internet

 

Apesar dos agentes realizarem a coleta domiciliar vestidos com os equipamentos adequados, como roupas e luvas de proteção, acidentes acontecem por conta da falta de cuidado na hora do descarte. Se você precisa descartar qualquer objeto que perfura ou corta, fique de olho na forma certa de fazer isso. Não apenas os agentes de limpeza pública podem ser prejudicados, animais como cães e gatos podem entrar em contato com esse lixo e acabar gravemente feridos.

Caso você tenha uma quantidade grande de material contaminante ou vidros para descartar, a Secretaria Municipal Serviços Públicos pode ser acionada através do telefone (21) 2692-1511. Uma equipe irá ao local fazer a remoção. Mas é importante destacar que clínicas e hospitais devem contratar empresa especializada para fazer a coleta do lixo hospitalar.

 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...