Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Arco-íris duplo aparece no fim da tarde e encanta os nilopolitanos

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Os nilopolitanos foram agraciados com uma condição pouco comum no céu no fim da tarde desta segunda-feira (06). Quem olhou para o alto se deparou com um arco-íris duplo. O momento foi muito comentado nas redes sociais. Mas, o que de fato causou esse efeito? (Entenda abaixo).

E esse momento raro ficou ainda mais bonito se observado de dentro do Parque Municipal Natural do Gericinó. Quem estava no local pode apreciar o fenômeno sem a interferência dos prédios e ainda com o silêncio e o frescor da natureza. Quem registrou esse fato foi Thales Aragão que compartilhou nas redes sociais o belo registro.

Entenda

Segundo especialistas, o Arco-íris duplo é um fenômeno raro e é causado pela ‘dupla reflexão’ dos raios de sol dentro da gota de chuva.

O arco-íris precisa de luz e gotículas de água espalhadas pela atmosfera, e por isso, é comum após chuvas. Essas gotículas têm uma forma esférica, e refrata a luz como se fosse um prisma. Esse é o arco-íris que estamos habituados. Para o segundo aparecer, a luz precisa encontrar uma gota maior. Assim, ela vai ser refratada duas vezes.

O segundo arco-íris acaba tendo as cores invertidas e aparência mais fraca, porque é resultado dessa segunda refração. É um fenômeno raro. E, às vezes, acontece mas ninguém percebe, de tão fraco que é.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...