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Secretaria de Trabalho de Nilópolis orienta sobre como usar a Carteira de Trabalho Digital

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A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lançou a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/ . Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

E para quem não conseguir realizar o acesso ou tiver dificuldades para baixar o aplicativo, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico está à disposição para ajudar os trabalhadores. Para isso, basta comparecer à Rua Pedro Álvares Cabral, 995, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, portando a carteira de trabalho, CPF e RG. O serviço é gratuito, assim como a instalação do aplicativo.

EQUIPE SECRETARIA DE EMPREGO
Equipe da Secretaria de Trabalho está à disposição dos trabalhadores nilopolitanos. Foto: Divulgação

 

“Sabemos que toda mudança gera um impacto e com isso muitas dúvidas, mas é um caminho sem volta e todos nós devemos nos adaptar. Tenham certeza que é uma grande evolução para os trabalhadores brasileiros e eu mesmo incentivo a baixarem. Para facilitar nós estamos aqui na secretaria para ajudar e dirimir todas as dúvidas”, disse o secretário Eduardo Amorim.

Vale lembrar que a emissão da Carteira de Trabalho continua sendo feita na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico.

Facilidades

Prevista na Lei da Liberdade Econômica, sancionada em 20/09/2019, a Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada na edição 24/09/2019 do Diário Oficial da União (DOU).

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

– Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;

– Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;

– Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

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