Centro Cultura

Nilópolis é representado no encontro de gestores culturais da Baixada Fluminense

MANOEL FÉLIX
Foto: Divulgação
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

O município de Nilópolis esteve representado no primeiro encontro entre os membros do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense e a nova secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Realizado no último dia 9, no município de Mesquita,  o encontro contou com a presença de representantes de municípios como Nova Iguaçu, Queimados, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri e Magé, além de Nilópolis, que foi representado pelo subsecretário de Cultura, Manoel Félix. A intenção foi promover uma interação entre os gestores municipais de cultura com a nova secretária estadual.

“Sabemos que existe uma expectativa por parte dos municípios e a gente quer se esforçar para atender. É possível replicar projetos bem-sucedidos das capitais em municípios do interior e, por exemplo, da Baixada Fluminense. Isso que estamos querendo buscar: priorizar o relacionamento com todos os 92 municípios do estado. Claro que se trata de um desafio difícil. Porém, extremamente possível”, garante Danielle.

Incentivo ao desenvolvimento econômico

Durante a conversa, a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro aproveitou para incentivar os gestores municipais da Baixada a dialogarem mais com seus prefeitos. Para ela, é importante mostrar aos chefes do executivo o quanto o desenvolvimento cultural pode favorecer outras áreas de uma cidade.

“A Cultura mexe com a emoção, com a alegria, com o prazer das pessoas. Mas também amplia as possibilidades de emprego e, com isso, gera renda para o município. Ou seja, a cultura, entre outros benefícios, contribui para o desenvolvimento econômico local”, justifica Danielle.

Carnaval

O subsecretário, Manoel Félix, ao se apresentar aproveitou para falar sobre o Carnaval e por consequência, a importância do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis para o município, além das demais manifestações culturais presentes:

“Todos sabemos que Nilópolis acabou sendo conhecida mundialmente por conta do seu carnaval, já que temos na cidade uma agremiação que atrai turistas o ano todo, mas não podemos nos limitar a isso. Nilópolis é um celeiro de artistas e contamos com a nova secretária para  alavancarmos mais ainda as atividades”, disse ele.

Manoel aproveitou e presenteou a secretária com uma camisa do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis e a convidou para conhecer a quadra da agremiação e prestigiar um dos ensaios.