Geral

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Nilópolis

NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES
Os novos conselheiros. Foto: Divulgação
Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou pelo Telegram CLIQUE AQUI

Nilópolis já tem seus novos conselheiros tutelares.  Renata Pereira, Ricardo Batista, Elaine Santana, Nilma Soares e Sandra Cristina, tomaram posse no último dia 10, em cerimônia realizada na Casa de Festas WV.

Eles foram eleitos através de voto facultativo no dia 6 de outubro de 2019, e atuarão na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Nilópolis entre 2020 e 2023. Na oportunidade foi realizada uma linda homenagem a Thaís Ruffo, que faleceu em dezembro passado, Thaís era Diretora da Proteção Especial no município e foi uma das organizadoras de todo o processo eleitoral dos conselheiros tutelares, além de ter sido uma guerreira na obtenção da garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Vale destacar que o trabalho dos conselheiros é atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos de crianças e adolescentes estão sendo ameaçados ou violados — seja pela sociedade ou pelo Estado (como na falta de vagas em escolas ou tratamentos em hospitais), pela família ou pelo responsável (em casos de violência, abuso ou negligência), ou em razão de sua própria conduta (quando trata-se de um jovem infrator ou de usuários de drogas ou álcool). Os direitos são previstos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Estiveram presentes na posse, o Vereador José Diamantino Ribeiro, o secretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim, a secretária de Desenvolvimento Social, Michelle Azeredo da Silva, além de várias personalidades do município.