Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Ministério Público, ALERJ E TRE-RJ vão apurar denúncia contra Deputado e pré-candidato em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Após a repercussão da reportagem veiculada pela TV Globo na útima quinta-feira (16), órgãos corregedores e Ministério Público vão apurar a denúncia em que o Deputado Estadual Gustavo Schmidt (PSL) aluga um imóvel, em Nilópolis, para servir como escritório para o pré-candidato a prefeito, Wander Oliveira.

ALERJ

Nesta sexta, a Alerj afirmou que que as verbas de gabinete não podem ser usadas pra fins pessoais e nem eleitorais. E que caso um deputado descumpra essas regras, terá que devolver o dinheiro. O corregedor parlamentar, deputado Jorge Felippe Neto (PSD), afirmou em nota que vai abrir um processo pra apurar se houve atividade parlamentar incompatível com o uso das verbas de gabinete de Gustavo Schmidt.

MP

A Procuradora Regional Eleitoral disse que o Ministério Público Eleitoral também vai investigar o caso. Caso comprovados os fatos, a procuradoria informou que eles podem configurar até “abuso de poder econômico e político”.

Candidatura em risco

A fiscalização eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TER-RJ) comunicou que também vai apurar se Gustavo e Wander cometeram abusos.

A fiscalização tá começando agora para identificar não só propaganda ilegal antecipada, mas também o abuso. Se um político praticar o abuso, seja de poder político ou econômico, fere a igualdade entre os concorrentes na eleição e é um ilícito que pode gerar cassação de mandato e perda dos direitos políticos“, esclareceu Luiz Márcio Pereira, coordenador dos juízes da propaganda eleitoral.

Entenda o caso

W.O., como é popularmente conhecido, estaria utilizando o imóvel, localizado na Rua Joaquim Máximo Soares, como escritório da pré-candidatura. Na reportagem, foi visto uma movimentação de pessoas no local, com carros contendo adesivos em alusão ao pré-candidato. Além disso, a TV Globo filmou funcionários saindo pelos fundos do imóvel, carregando computadores durante a entrevista com o pré-candidato.

Segundo ele, o imóvel é um escritório avançado do deputado Gustavo Schmidt (PSL), e confirma visitar o local com frequência mas sem fins eleitorais ou relacionados a sua pré-candidatura.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...