Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Intensificada fiscalização de quem estaciona nas esquinas em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A Secretaria Municipal de Transportes promete tolerância zero com quem estaciona veículos nas esquinas de Nilópolis. Agentes do 1º Grupamento Especializado em Trânsito – GET reforçaram a fiscalização para quem deixa carros ou motos de maneira irregular perto dos cruzamentos.

“Todo motorista sabe (ou deveria saber) que estacionar próximo às esquinas provoca a perda de visibilidade dos demais motorista que passam no cruzamento. De acordo com o Relatório Anual dos Acidentes de Trânsito, a baixa visibilidade ocasionada por veículos nas esquinas é uma das principais causas de sinistros no Brasil. Infelizmente teremos que mobilizar nosso pessoal para cuidar de algo que deveria vir da própria consciência dos condutores”, lamenta o secretário de Transportes, Amauri de Jesus.

Ônibus e caminhões são os mais prejudicados

CARRO NA ESQUINA
Por pouco o ônibus não atingiu a lataria do automóvel. Foto: Divulgação

 

Além disso, o estacionamento nas esquinas vem prejudicando a passagem de ônibus e caminhões. Um dos pontos mais críticos é a esquina entre as ruas João Pessoa e Pedro Álvares Cabral, no Centro. Marcelo é motorista de ônibus e diz que já perdeu as contas de quantas vezes teve que esperar algum motorista tirar o carro da esquina:

“Tenho que passar aqui umas quatro vezes por dia e conto nos dedos os dias em que não tive problemas. Pior é quando o motorista não está por perto, e ai não tem jeito. Desligo o ônibus e informo aos passageiros o problema. A gente se revolta mas o que eu posso fazer ? No máximo ligo pra empresa e peço pra eles tentarem resolver”, diz ele, contando que até já foi xingado por um outro motorista. “Reclamei e recebi uns 10 palavrões. Fazer o que. Nem todo mundo tem consciência”, finaliza.

Quem também sofre com o problema são os motoristas de caminhões. Muitos até dizem preferir não trabalhar no município por conta da irresponsabilidade de quem estaciona nas esquinas:

“Trabalho com carga de tubos de plástico e por isso o caminhão é grande. Não tem jeito, não dá pra entregar em caminhão menor, se eu pudesse deixaria de fazer entregas em Nilópolis, ninguém respeita a o espaço minimo nas esquinas. Já arranhei um carro e ainda tive que pagar o prejuízo de quem estava errado. Vejo com bons olhos a iniciativa da Secretaria de Transportes, mas muito mais do que é isso é a necessidade de uma conscientização por parte dos motoristas”, disse João Macedo.

Segundo o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, estacionar a uma distância menor que cinco metros da esquina é infração média. A multa é de R$ 130,16 com quatro pontos na carteira. “Infelizmente teremos que implantar uma tolerância zero para quem estacionar nas esquinas, já que eles foram instruídos sobre a proibição antes de conseguirem a habilitação”, frisou o agente Marques, coordenador do 1º GET.

Trânsito mais seguro

AGENTE MULTA CARRO NA ESQUINA
Agente multa carro estacionado em esquina. Foto: Divulgação

 

A fiscalização nas esquinas é uma das medidas anunciadas pela Secretaria Municipal de Transportes objetivando um trânsito mais seguro em Nilópolis. “Vinhamos tendo uma postura mais educativa, porém lamentavelmente alguns motoristas não entenderam essa proposta e por isso estamos atuando com mais firmeza. Quem não respeitar as leis de trânsito em Nilópolis será autuado conforme o Código de Trânsito Brasileiro”, concluiu o secretário Amauri.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais