Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Coordenador da Secretaria de Transporte de Nilópolis conhece experiências exitosas no trânsito de Saquarema

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

O coordenador do 1º Grupamento Especializado em Trânsito – GET, Nilton Marques Neto, está na cidade de Saquarema, Região dos Lagos, para conhecer o sistema de trânsito daquele município.  O intuito, segundo Marques, é buscar experiências bem-sucedidas que possam ser aplicadas em Nilópolis.

“A gestão de trânsito praticada aqui em Saquarema tem muito a nos ensinar. Sobretudo, na integração entre os demais setores da municipalidade e ainda com a imprensa local divulgando informações em tempo real do que está acontecendo no trânsito”, revelou Marques, ao visitar o Centro daquele município.

MARQUES
Marques (à direita), junto ao agente de trânsito e guarda municipal. Foto: Divulgação

De acordo com marques, outro fator que proporciona um trânsito bem melhor é a concentração de entes públicos em um só local. “Além de reduzir o gasto com aluguéis, a concentração de secretarias e autarquias em um único imóvel impactou positivamente na questão de mobilidade urbana, já que evita que o cidadão tenha que se deslocar entre vários lugares para resolver seus problemas”, explicou.

Uma outra solução adotada pelo município de Saquarema é a otimização dos espaços públicos nas vias. Foram construídas baias para o estacionamento de veículos e feita uma grande reorganização no trânsito, além de investimentos em sinalização e organização viária:

“Conforme a cidade foi crescendo, houve a necessidade de uma grande reformulação e a mobilidade urbana se transformou em prioridade. Para isso integraram Guarda Municipal e outros órgãos em um Centro de Monitoramento, onde é possível identificar alguma irregularidade que esteja ocorrendo e ser feito o envio de um agente de trânsito ou até mesmo de um Guarda Municipal ou qualquer outro servidor, que esteja apto a solucionar o problema naquele instante”, disse.

ESTACIONAMENTO
Baias construídas evitam a obstrução das pistas. Foto: Divulgação

Finalizando, Marques observou que há um respeito por parte dos moradores locais às ordens e orientações dadas pelos agentes de trânsito. “Mesmo onde não há semáforos, os condutores respeitam as determinações de parada dadas pelos agentes. Não identifique um só cruzamento em que houvesse desrespeito aos agentes. Isso é importante, mostra quanto a educação também é importante”, concluiu.

Marques retorna ao município de Nilópolis nesta terça-feira (28) e fará um relatório das observações e quais as medidas que poderiam ser aplicadas no sistema de trânsito nilopolitano.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...