Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Operação pune quem para sem cartão em vagas de idosos nas ruas de Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Para garantir os direitos da população, a Secretaria Municipal de Transportes, por meio do Grupamento Especializado em Trânsito – GET, tem intensificado a fiscalização de vagas destinadas aos idosos em espaços públicos e privados de Nilópolis.

O artigo 41 do Estatuto do Idoso prevê que 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados devem ser destinados a pessoas com idade superior a 60 anos.

“Temos intensificado as fiscalizações, principalmente nas áreas de estacionamento de estabelecimentos comerciais, shoppings, supermercados, pelo fato de que alguns condutores ainda insistem em ocupar as vagas especiais sem o cartão que autoriza o uso do espaço. Nossos agentes estão diariamente fazendo este tipo de fiscalização para garantir os direitos das pessoas, mas também precisamos que a população se conscientize e não estacione, se não houver necessidade, nestas vagas preferenciais. Elas devem ser utilizadas por quem realmente precisa”, frisa o coordenador do GET, Nilton Marques.

Somente nos primeiros meses deste ano, mais de 30 veículos foram notificados por estarem nestas vagas sem a devida autorização. O descumprimento da lei prevê a perda de sete pontos na carteira, uma multa no valor de R$ 293,47, além de ser considerada uma infração gravíssima.

“É rapidinho”

Com o argumento de que será “rapidinho”, alguns condutores ainda param, sem ter autorização, nas vagas preferenciais, descumprindo a lei. “Muitos condutores deixam os veículos nestes espaços, alegando que vai ser rápido e por pouco tempo. Esse tipo de situação acontece com frequência e estamos sempre nas ruas ressaltando que se não tem o cartão que autoriza o uso das vagas preferenciais é infração e deve haver autuação”, esclarece o secretário de Transporte, Amauri de Jesus.

Ele explica ainda como o cartão deve ser colocado nos veículos. “O cartão precisa estar em um local bem visível. Por isso, recomendamos que ele seja colocado na parte interna do para-brisa do veículo. Assim, os agentes visualizam a autorização e o condutor fica protegido contra a autuação”, disse o secretário.

Emissão do cartão

Para obter o cartão do idoso é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência. A emissão é gratuita e rápida, e o serviço é ofertado no setor de atendimento ao público da Secretaria Municipal de Transporte, na rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1508, Centro, das 9h às 17h. Para mais informações, a população pode ligar para o 2691-1085.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...