Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Empresários nilopolitanos transformam alimentos que iriam para o lixo em refeições para quem precisa

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

O Brasil desperdiça cerca de 40 mil toneladas de alimentos por dia – 35% desse desperdício acontece durante o preparo das refeições -, enquanto milhares de pessoas passam fome pelo país. Muitos restaurantes e supermercados jogam foram alimentos comestíveis só porque estão aparentemente feios por fora.

Wallacy Ribeiro, Amanda Mello e Leandro Hungria são sócios na Japa New, empresa que atua no delivery de comidas orientais. Eles tiveram a iniciativa de reaproveitar os alimentos que seriam jogados no lixo e entregá-los a quem mais precisa.

“Sempre em minha orações pedi para que Deus continuasse nos abençoando, pois através das nossas vidas seríamos um canal para abençoar outras pessoas e famílias. Conversei com os outros sócios para tomarmos uma iniciativa para ajudar os moradores de rua, em vista que descartamos diariamente muitas sobras e parte do salmão e de outros peixes que não utilizamos, e prontamente a minha proposta foi super apoiada”, conta Wallacy, acrescentando ainda, que as sobras se transformaram em um caldo de frutos do mar preparado pelos colaboradores Wallace, Carlos, Shirley, Maicon, Luiz e Daniel.

O caldo foi distribuído pela primeira vez na última segunda-feira (09) aos moradores em situação de rua de Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti e Pavuna. A ação reuniu ainda amigos e vizinhos que abraçaram a causa e conseguiu alimentar cerca de 50 pessoas:

“Não fizemos isso para nos promover e muito menos para aparecer. Fizemos para ajudar quem precisa e incentivar outros empresários que tem o mesmo ramo de atividade ou outro similar a fazer o mesmo que fizemos, são inúmeros restaurantes e deliverys que jogam fora muitas coisas que poderiam ser reaproveitadas todos os dia. Tinha gente que não tinha conseguido comer nada o dia todo, e a gente conseguiu alimentar”, relata emocionado Wallacy.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o desperdício de alimentos causa diversos impactos ambientais, pois para produzir alimentos é necessário usar  muita água e terra, que, ao longo do processo de produção e preparo, emitem toneladas de gases de efeito estufa para a atmosfera, impactando diretamente no clima.

E se você tem uma empresa do ramo de alimentação e quer fazer parte dessa corrente de solidariedade, basta entrar em contato com a Japa New, através do www.facebook.com/ojapanew/. “O que para alguns é sobra para muitos pode representar a única refeição daquele dia. Convido aos colegas empresários para se juntar a essa onda e vamos alimentar quem precisa”, concluiu Wallacy.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...