Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Prefeitura de Nilópolis abre inscrições para curso preparatório para escolas técnicas

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Educação, divulgou nesta sexta-feira (13), o edital do processo seletivo do Curso Preparatório Municipal para Escolas Técnicas Estaduais e Federais.

Até o próximo dia 18 de março, os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados em qualquer uma das escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de disputar as 220 vagas do curso, 100 a mais do que a primeira turma formada em 2019.

De acordo com a Secretaria de Educação, o curso tem por finalidade a inserção dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Nilópolis em escolas técnicas de todo o país. “O projeto tem como objetivo principal dar oportunidades e fortalecer o conhecimento dos estudantes, estimulando em cada um o senso crítico, através da troca ativa de conhecimento. O espaço será de mediação pedagógica que busca realizar, além da preparação para os exames, reflexões sobre as questões atuais e da realidade de nossa sociedade, materializando-se como sujeito coletivo, com ideais sociais, culturais e políticas. O maior desafio é a luta por uma educação igualitária, que ajude os estudantes a fazer parte de um projeto que visa a superar suas limitações, favorecendo o reconhecimento destes estudantes perante a sociedade, como sujeitos capazes de transformá-la quando preciso”, esclareceu a Professora Sheila Botelho.

Gratuito

Vale destacar que todo o curso será gratuito e sequer haverá cobrança de taxa de inscrição. Para concorrer a uma das vagas, o aluno deverá manifestar interesse, se dirigindo após a autorização dos pais a secretaria da unidade escolar em que estuda. Uma vez inscrito, o aluno terá que fazer uma prova objetiva com questões de português e matemática.

A prova será realizada no dia 28 de março, na Escola Municipal Vereador Orlando Hungria, em Olinda. O portão será fechado às 8h, e os candidatos terão que estar com o comprovante da inscrição, documento oficial de identificação e caneta esferográfica transparente.

Serão considerados classificados os estudantes que obtiverem as maiores notas dentro do quadro de vagas. O desempate será feito através da maior nota em Língua Portuguesa, seguindo da Idade. O resultado será divulgado no dia 31 de março, após às 14h e deverá ser afixado nas secretarias das unidades escolares. A matrícula deverá ser realizada apenas nos dias 01 à 03 de abril, das 9h às 16h30 na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada dentro do prédio da Prefeitura.

As aulas do curso serão ministradas aos sábados e exclusivamente na Escola Municipal Jorge Mkhail Jarjous, no Centro do município. Os alunos receberão conhecimentos de português, redação e matemática. O material de estudo será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...