Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Coronavírus: Secretaria de Transporte publica portaria com restrições para ônibus, táxis e proíbe mototáxis em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A Secretaria Municipal de Transporte de Nilópolis publicou na manhã deste sábado (21), a portaria 02 /SEMTRAN/2020, que traz uma série de medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID19).

Dentre as medidas está a proibição da circulação de motocicletas que executem serviços remunerados de transporte de passageiros (mototáxis) e a limitação ao máximo de dois passageiros por vez transportados em veículos à serviço de aplicativos e táxis.

AMAURI DE JESUS
Secretário de Transporte, Amauri de Jesus. Foto: Divulgação

Além disso, as empresas de ônibus que operam linhas municipais deverão realizar a higienização e desinfecção dos seus veículos antes do início da operação, disponibilizar dentro dos seus veículos, recipientes contendo álcool 70º (em gel) ou de teor acima, para o uso de motoristas, cobradores e passageiros e não poderão reduzir a frota em circulação, respeitando a grade de horários estabelecida pela Secretaria Municipal de Transporte.

Outro ponto a se destacar na portaria é a implantação de barreiras nas ruas Roberto da Silveira com Rua Presidente General Craveiro Lopes, no Bairro de Olinda; Getúlio de Moura com Praça Manoel Joaquim Casemiro, no Bairro de Olinda; Coronel França Leite com Rua Luis Gonzaga, no Bairro do Cabral; Antônio José Bittencourt com Via Light; e Getúlio de Moura com Rua Vicente Celestino, de forma a impedir a entrada de ônibus, vans e similares que operam linhas regulares do sistema intermunicipal de transporte de passageiros e veículos à serviço de aplicativos e táxis que sejam oriundos do município do Rio de Janeiro.

REUNIÃO SECRETÁRIOS TRANSPORTE
Reunião norteou as medidas adotadas em Nilópolis. Foto: Divulgação

De acordo com o secretário de Transporte, Amauri de Jesus, a medida foi tomada após duas reuniões que envolveram secretários de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana da Baixada Fluminense:

“Diante do cenário em que estamos vivendo e acolhendo as propostas tratadas durante as duas reuniões com os demais gestores das secretarias de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana da região, concluímos que somente com essas medidas poderemos ratificar e colaborar com as medidas que já estão sendo tomadas pelo Governo do Estado. Sei o quanto é drástica, mas o sucesso no combate a pandemia só depende da gente”, disse.

Medidas já em vigor

O coordenador do Grupamento Especializado em Trânsito – GET, Nilton Marques, explica que a medida já está em vigor deste à 0h deste sábado, tendo sua validade corrente até a revogação do Decreto Estadual nº 46.970, de 13 de março de 2020:

“Nossos agentes estão nas ruas fiscalizando e fazendo valer as determinações, mas neste primeiro momento estaremos apenas orientando e conscientizando acerca do decreto e também da necessidade da cooperação entre todos. O esforço não deve ser apenas dos governos e também da população. O combate ao coronavírus é uma missão de todos”, disse.

MARQUES
Coordenador Nilton Marques atua na conscientização. Foto: Divulgação

Marques diz ainda que durante toda a semana passada, quando as primeiras medidas já haviam sido tomadas pelo Governo do Estado, as empresas de ônibus estavam sensíveis e cumprindo as determinações e não acredita que neste outro momento terá problemas:

“Na sexta-feira fiz questão de estar no Terminal Rodoviário de Nilópolis para conversar com os motoristas e despachantes e não vi nenhuma resistência. Estão todos muito preocupados com o momento e querendo colaborar”, concluiu ele.

VEJA E BAIXE A PORTARIA

você pode gostar também
Comentários
Carregando...