Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Empresas de ônibus desrespeitam decretos municipal e estadual e tentam entrar em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A falta de consciência de alguns empresários de ônibus está dando muito trabalho aos agentes da Secretaria Municipal de Transporte que buscam fazer valer as determinações da portaria 02 /SEMTRAN/2020, que apresenta uma série de medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID19), além dos decretos dos governos estadual e municipal.

Desde o último domingo (22), barreiras foram implantadas nas principais entradas do município para impedir que ônibus, sejam eles operadores de linhas intermunicipais, turismo ou fretamento, com origem no município do Rio de Janeiro entrem em Nilópolis.

Apesar de não haver nada diferente do Decreto assinado pelo governador, Wilson Witzel, publicado na última quinta-feira (19), os agentes nestes dois dias de operação flagraram pelo menos quatro ônibus, das empresas Tursan (2), Twister Rio (1) e Turismo Três Amigos (1) tentando entrar no município pelo bairro de Olinda, que faz divisa com o bairro de Anchieta, no Rio.

Segundo a Secretaria de Transporte todos estavam fazendo serviço de fretamento e a maioria iria com destino ao município de Nova Iguaçu:

“Nesse primeiro momento nossa intenção é orientar e ao fazermos a abordagem procuramos apresentar a portaria ao motorista e explicar a necessidade da decisão neste momento, além de solicitar que façam o retorno. Lamentavelmente algumas empresas parecem não entender que o combate ao coronavírus é um dever de todos. Caso as empresas insistam em desrespeitar as restrições, iremos punir conforme rege a Lei”, disse o secretário, Amauri de Jesus.

Além dos ônibus de fretamento vindos do Rio de Janeiro, os fiscais identificaram ainda ônibus da empresa Transporte Flores transportando passageiros na linha 451T (Duque de Caxias x Campo Grande), o que descumpre o decreto do governo do estado, restringindo as viagens intermunicipais.

FLORES
Ônibus da linha 451T é flagrado circulando apesar da proibição. Foto: Via Whatsapp

 

“Iremos comunicar ao Departamento de Transportes Rodoviários – DETRO o desrespeito da Transportes Flores ao decreto estadual e pedir apoio para evitar que tomemos providências mais duras contra a empresa, que também é proprietária de um ônibus de fretamento também abordado”, disse o coordenador do Grupamento Especializado em Trânsito – GET, Nilton Marques, acrescentando ainda que a empresa será informada oficialmente que a ação contraria o decreto. “A reincidência da empresa pode resultar em autuação e multa”, finalizou.

CONSCIENTIZAÇÃO Funcionário de empresa recebe a portaria. Foto: Divulgação

Vale destacar que objetivo das restrições é evitar que pessoas que tiveram contato com pacientes que testaram positivo para Covid-19 ou que viajaram para países e cidades com casos confirmados da doença entrem na cidade.

O DETRO informou “que vem realizando operações em todo estado para garantir o cumprimento das determinações do Governo do Estado, relacionadas ao transporte intermunicipal. No total, 10 empresas já foram multadas por descumprir as restrições. Diante da denúncia, o caso será encaminhado para a fiscalização. A população pode ajudar denunciando irregulares para a Ouvidoria do Detro. Os usuários podem enviar um e-mail para ouvidoria@detro.rj.gov.br“.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...