Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Saiba o que está proibido e quais são as restrições em Nilópolis durante o combate ao coronavírus

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A partir do momento em que o município de Nilópolis entrou em estado de emergência, decretado na última sexta-feira (20) a lista de medidas no combate ao novo coronavírus aumentou. A série de restrições para evitar a propagação do Covid-19 inclui a proibição de ônibus intermunicipais oriundos do Rio de Janeiro, a lotação nos ônibus municipais, fechamento da maior parte dos estabelecimentos comerciais, dentre outras. Para ajudar a acompanhar as mudanças, listamos o que mudou no município:

Transportes

ÔNIBUS MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS: Estão proibidos passageiros em pé nos veículos. Quando todos os lugares estiverem ocupados, o motorista não deve parar no ponto para que mais pessoas embarquem. Outra medida adotada é a proibição de janelas fechadas e aparelho de ar condicionado ligado. É importante destacar que nenhum ônibus vindo do Rio de Janeiro pode entrar no município. 

TÁXIS, MOTOTÁXIS E APLICATIVOS DE TRANSPORTES : Mototáxis estão proibidos de circular em Nilópolis. Já táxis e veículos à serviço de aplicativos de transportes, como Uber e 99, podem circular normalmente, desde que carreguem apenas dois passageiros e não façam corridas ligando Nilópolis ao Rio de Janeiro.

TRENS – A estação Olinda está fechada e apenas podem embarcar na estação Nilópolis os profissionais de setores definidos como essenciais, como os da saúde, farmácias, mercados, segurança púbica, imprensa, logística, posto de gasolina e transportes. A princípio, a fiscalização será feita por meio da carteira de trabalho e do crachá para permitir o embarque das áreas definidas.

Trânsito

Não há alterações no trânsito em Nilópolis, porém agentes do Grupamento Especializado em Trânsito estão realizando operações nas principais entradas e saídas do município, além de rondas constantes pela cidade, para fazer valer o cumprimento das determinações impostas a circulação de veículos de transporte de passageiros.

Bares e restaurantes

A recomendação é que bares, restaurantes e lanchonetes funcionem apenas para o serviço de delivery (entrega) ou comprar a refeição e levá-la para ser consumida em casa.

Shoppings

Desde sábado, dia 21, as atividades estão suspensas.

Cinemas e casas de show

A diversão terá que ser em casa. Os estabelecimentos estão fechados. A medida visa evitar principalmente aglomerações e concentração de pessoas em lugares fechados.

Academia

A rotina de exercícios físicos também terá alterações. O funcionamento desses estabelecimentos está suspenso. O ambiente fechado e com grande movimentação de público poderia acelerar a propagação da Covid-19. As academias estão oferecendo vídeos de aulas para fazer em casa em seus aplicativos.

Igrejas

A Igreja Católica está dispensando os fiéis da obrigação “de participar das Missas dominicais e nos demais dias de preceito”. A sugestão é acompanhar as missas pela internet e TV, assim como vem sendo feito por algumas igrejas evangélicas e outras denominações religiosas.

Escolas públicas e privadas

O calendário escolar também parou nos últimos dias. As aulas em escolas públicas e particulares estão suspensas.

Universidades públicas e particulares

No ensino público, as aulas estão suspensas por 15 dias na UFRJ, Uerj e UniRio e por uma semana na UFF. Entre as instituição particulares, o calendário de atividades também parou na Fundação Getúlio Vargas e na Unicarioca, por 15 dias; na ESPM, por uma semana; e na PUC-Rio, por dez dias.

Órgãos públicos

Prédios públicos fechados e home office como prioridade. Os órgãos também se adequaram para reduzir o vai e vem em suas repartições. Agendamentos, como prova de vida dos beneficiários do INSS e exames de habilitação do Detran-RJ, foram prorrogados.

Detran-RJ

A unidade de Nilópolis está fechada e os casos de emergência serão atendidos no edifício-sede e em postos da região metropolitana e interior. O órgão também alterou o calendário de exames de habilitação. Os que estavam agendados entre 16 e 30 de março foram remarcados para o período de 6 a 20 de abril. Em caráter excepcional, as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) que estejam vencidas por até 60 dias, a contar da data de seu vencimento, devem ser aceitas por autoridades de trânsito e órgãos autuadores do Estado do Rio.

Parques

As atividades em grupo estão suspensas no Parque Municipal Natural do Gericinó e no Parque Sara Areal. Ambos estão fechados.

Praças

Estão proibidas quaisquer tipos de atividades nas praças do município. Também está proibido o funcionamento de ambulantes nestes locais.

Consultas ambulatoriais

O governo do Rio suspendeu a realização de consultas ambulatoriais de caráter eletivo (não emergencial) por tempo indeterminado nas unidades de saúde pública, privada e universitárias. As exceções são as consultas em cardiologia, oncologia, pré-natal e psicologia, pois são pacientes que se não forem atendidos podem ter o estado de saúde agravado. Da mesma forma, aqueles que precisam receber medicamentos de uso contínuo ou ser vacinados.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
WhatsApp chat