Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Coronavírus: Desenvolvimento Social reforça serviços para atendimento à população vulnerável em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

A Assistência Social está entre os serviços essenciais definidos pelo decreto municipal que estabelece medidas de enfrentamento ao coronavírus na cidade de Nilópolis. Frente a isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) intensificou ações de atendimento à população mais vulnerável.

De acordo com a secretária Michelle Nobre, como parte das providências está a ampliação do atendimento à população em situação de rua:

“Estamos trabalhando para garantir a proteção social às pessoas que estão em situação de rua. Um dos cuidados já começa com a forma em que as nossas abordagens são realizadas. Estamos tomando todos os cuidados necessários para que não haja aglomerações evitando a proliferação do Coronavírus”, afirma.

Michelle explica ainda que as abordagens são realizadas de forma esporádica, em locais, horários e dias alternados, ela ainda apresenta um dado alarmante:

“Nossas abordagens são feitas de forma que consigamos chegar a todos aqueles que vivem nas ruas de nosso município. Infelizmente, cerca de 98% dos que usam as nossas ruas como moradia são oriundos de outras cidades e a maioria têm casa, porém devido à conflitos familiares preferem ficar nas ruas”, explicou a secretária.

Ainda de acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, agentes fazem uma entrevista com cada um dos abordados:

“De posse dos dados, vamos fazendo a busca ativa de cada familiar, incentivando o seu retorno. Quando isso não é possível, encaminhamos a pessoa a um abrigo. Mas como não há obrigação, não podemos simplesmente pegar a pessoa e força-la a ir para um abrigo. Esses casos e outros mais graves são encaminhados para a apreciação do Ministério Público”, disse Michelle Nobre.

As operações contam ainda com a participação de agentes da Guarda Civil Municipal e da Coordenadoria de Ordem Pública.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...