Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Coronavírus: Cadastro desatualizado provoca informações desencontradas nas notificações de casos

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Dados desatualizados, formulários preenchidos de forma incorreta e ausência de informações estão provocando erros nas estatísticas de casos confirmados e até mesmo de pacientes que vieram a óbito por conta do novo coronavírus.

No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde montou uma plataforma digital onde, diariamente, é atualizado o número de casos confirmados e os óbitos, além de outras informações. Através do endereço eletrônico http://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html qualquer cidadão pode ter acesso a essas informações.

Mas a inconsistência nos dados, que podem ser alimentados com base nas informações prestadas pelas secretarias municipais e unidades de saúde, além do cadastro na plataforma do Sistema Único de Saúde – SUS, está provocando divergências nos números dos municípios.

No último dia 03, a Prefeitura de Nilópolis divulgou um Comunicado Oficial em que esclarece acerca de um caso confirmado de uma paciente que teria sido atribuído equivocadamente ao município de Nilópolis.

De acordo com o texto, “a paciente não mora mais em Nilópolis desde 2014. O cadastro dela na plataforma do SUS está DESATUALIZADO, o que resultou nessa notificação indevida para a nossa cidade”.

Conforme o comunicado, o secretário de Saúde do município, Dr. Cláudio Borges, entrou em contato com a paciente para verificar o seu quadro clínico e a mesma informou que atualmente mora no bairro de Piedade ou seja, é moradora do Rio de Janeiro e não possui mais vínculo com o município e não esteve em Nilópolis nos últimos meses.

A Prefeitura de Nilópolis informou também que já solicitou à Secretaria de Estado de Saúde a correção dos dados.

Em outro caso, no dia 25 de março, uma idosa de 81 anos morreu no Hospital de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. Ela estava internada e faleceu em decorrência da COVID-19. Apesar de morar no Centro de Nilópolis, ela entrou para a estatística do município do Rio de Janeiro.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...