Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Nilópolis estuda tornar obrigatório o uso de máscaras em ônibus e táxis

Usar máscaras em ônibus municipais, táxis e carros de aplicativo de uso compartilhado se tornou obrigatório em boa parte da Baixada Fluminense. Para evitar a disseminação da Covid-19, que registrou 1301 casos na região e já provocou 139 óbitos, os prefeitos de Nova Iguaçu, Magé, Belford Roxo e Duque de Caxias baixaram decretos tornando indispensável para motoristas e passageiros o uso de proteção facial no transporte coletivo municipal.
E Nilópolis pode seguir o exemplo dessas cidades. Pelo menos essa é a informação divulgada pela Prefeitura para o Jornal Extra, em matéria publicada nesta segunda-feira (27).
A medida que já foi bem aceita nos municípios que a adotaram, tem apoio da maioria da população nilopolitana:
“É correto. Se a máscara ajuda a evitar a proliferação, que ela seja obrigatória aqui em Nilópolis. Eu apoio e acho que todos que querem o bem dos familiares irá apoiar a medida”, disse o aposentado Joaquim Lobo.
Em Nova Iguaçu, a medida publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, prevê após um período de orientação, emissão de multas para a empresa ou taxista ( ou motorista de aplicativo ) que permitir o embarque de pessoas sem o equipamento. Já os passageiros que insistirem em não usar a proteção poderão levados para delegacia para ser processados por desobediência e por infringir determinação destinada a impedir a propagação de doença contagiosa.
Motorista de aplicativo há pelo menos dois anos, Ubiratan Ferreira é outro que defende a iniciativa:
“Sou morador de Nilópolis mas rodo em diversos lugares e tenho observado que a maioria dos passageiros já usava a máscara mesmo sem ser obrigatório. A medida só vai ajudar a melhorar isso. Tomara que o prefeito Farid faça a mesma coisa logo”, disse ele.
Em Nova Iguaçu, a obrigatoriedade de máscaras no transporte coletivo foi bem aceita por passageiros. Para a funcionária pública Valéria Resende, de 43 anos, a obrigatoriedade do uso de proteção facial vai ajudar sim a diminuir o risco de contágio de coronavírus no transporte público.
“Vejo que foi uma decisão correta e acho até que demorou um pouco. Infelizmente nem todos estão respeitando o uso de máscaras. Moro com minha mãe, de 86, e fico assustada ao entrar num lugar e saber que há pessoas sem a proteção. Isso vai ajudar sim. Sou completamente favorável”, disse a funcionária.
O motorista de ônibus Jair Moreira já usa a máscara e diz, que apesar do desconforto, vê a medida como uma necessidade para os dias atuais:
“É desconfortável sim, não tem como negar, mas se é para o nosso bem e para o bem de nossos familiares e amigos, temos que usar. Comecei a usar assim que voltei a trabalhar há uma semana e estou incentivando os meus colegas a fazer o mesmo. Como o uso já é obrigatório em Nova Iguaçu, acho que até mesmo aqueles que resistem vão ter que se enquadrar”, disse ele.