Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todos os dias

Publicidade

Nilópolis estuda tornar obrigatório o uso de máscaras em ônibus e táxis

Usar máscaras em ônibus municipais, táxis e carros de aplicativo de uso compartilhado se tornou obrigatório em boa parte da Baixada Fluminense. Para evitar a disseminação da Covid-19, que registrou 1301 casos na região e já provocou 139 óbitos, os prefeitos de Nova Iguaçu, Magé, Belford Roxo e Duque de Caxias baixaram decretos tornando indispensável para motoristas e passageiros o uso de proteção facial no transporte coletivo municipal.

E Nilópolis pode seguir o exemplo dessas cidades. Pelo menos essa é a informação divulgada pela Prefeitura para o Jornal Extra, em matéria publicada nesta segunda-feira (27).

A medida que já foi bem aceita nos municípios que a adotaram, tem apoio da maioria da população nilopolitana:

“É correto. Se a máscara ajuda a evitar a proliferação, que ela seja obrigatória aqui em Nilópolis. Eu apoio e acho que todos que querem o bem dos familiares irá apoiar a medida”, disse o aposentado Joaquim Lobo.

Em Nova Iguaçu, a medida publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, prevê após um período de orientação, emissão de multas para a empresa ou taxista ( ou motorista de aplicativo ) que permitir o embarque de pessoas sem o equipamento. Já os passageiros que insistirem em não usar a proteção poderão levados para delegacia para ser processados por desobediência e por infringir determinação destinada a impedir a propagação de doença contagiosa.

Motorista de aplicativo há pelo menos dois anos, Ubiratan Ferreira é outro que defende a iniciativa:

“Sou morador de Nilópolis mas rodo em diversos lugares e tenho observado que a maioria dos passageiros já usava a máscara mesmo sem ser obrigatório. A medida só vai ajudar a melhorar isso. Tomara que o prefeito Farid faça a mesma coisa logo”, disse ele.

Em Nova Iguaçu, a obrigatoriedade de máscaras no transporte coletivo foi bem aceita por passageiros. Para a funcionária pública Valéria Resende, de 43 anos, a obrigatoriedade do uso de proteção facial vai ajudar sim a diminuir o risco de contágio de coronavírus no transporte público.

“Vejo que foi uma decisão correta e acho até que demorou um pouco. Infelizmente nem todos estão respeitando o uso de máscaras. Moro com minha mãe, de 86, e fico assustada ao entrar num lugar e saber que há pessoas sem a proteção. Isso vai ajudar sim. Sou completamente favorável”, disse a funcionária.

O motorista de ônibus Jair Moreira já usa a máscara e diz, que apesar do desconforto, vê a medida como uma necessidade para os dias atuais:

“É desconfortável sim, não tem como negar, mas se é para o nosso bem e para o bem de nossos familiares e amigos, temos que usar. Comecei a usar assim que voltei a trabalhar há uma semana e estou incentivando os meus colegas a fazer o mesmo. Como o uso já é obrigatório em Nova Iguaçu, acho que até mesmo aqueles que resistem vão ter que se enquadrar”, disse ele.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais