Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Prefeitura oferece atendimento psicológico durante pandemia do coronavírus em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de escuta qualificada e cuidar da saúde mental dos nilopolitanos durante a pandemia de coronavírus (covid-19), e a consequente necessidade de quarentena, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou o Serviço de Apoio Psicológico Remoto, via número de telefone 3039-7565.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. De acordo com a Prefeitura, no primeiro atendimento será feito uma triagem e em seguida será realizado o agendamento, onde naquele dia e hora marcados, psicólogos que compõem o Núcleo de Apoio a Saúde da Família farão o contato. Não há cobrança de nenhuma taxa.
A intenção é lidar com os efeitos que o período de quarentena podem causar na mente das pessoas, os fatores estressores associados à pandemia e às reações advindas destes: ansiedade, medo, pânico, preocupação intensa com a sua saúde e de familiares que podem ter sido expostos à covid-19; mudanças no padrão do sono e alimentação; aumento do uso de álcool, tabaco e outras drogas, além do apoio àqueles que perderam familiares ou amigos, vítimas da doença e profissionais de saúde.

O cuidado com as implicações emocionais durante esse período de quarentena é imprescindível para a manutenção do bem estar. “A Psicologia tem papel importante no trabalho de educação em saúde, para prevenção e, ainda, para ações psicoeducativas relacionadas às mudanças comportamentais e às questões relacionais e comunitárias, especialmente na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Há um importante papel da Psicologia também no acolhimento ao contexto geral de ansiedade e preocupação da população e ressaltando a importância das fontes oficiais e especializadas”, ressalta a psicóloga, Chenya Coutinho.

Na prática, a gestão municipal busca prover a todos, em especial aos afetados mais diretamente, tudo que é necessário para ultrapassar esse momento difícil com a maior tranquilidade possível.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...