Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Programa “Florestas do Amanhã” irá plantar árvores em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Na última sexta-feira (05), a Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro aprovou, em sessão online, o programa “Florestas do Amanhã”, iniciativa que irá reflorestar 1.100 hectares de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. O programa é da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e irá plantar 2,5 milhões de árvores em 20 unidades de conservação e outras áreas prioritárias para conservação no estado.

O foco inicial da restauração florestal será a Região da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Magé, Guapimirim, Itaboraí, Maricá, Niterói, São Gonçalo, Tanguá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Os recursos virão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), através do Fundo da Mata Atlântica. O início do reflorestamento está previsto já para os próximos meses e futuramente, o programa deverá se estender para outras regiões hidrográficas do estado.

De acordo com o secretário de meio ambiente do estado, Altineu Côrtes, a iniciativa fará com que o Rio cumpra sua parte no Acordo de Paris, assinado em 2015 para redução de emissões de carbono a partir de 2020. “O Estado do Rio de Janeiro cumpre assim o Acordo de Paris, que prevê a redução da emissão de gases, justamente com o plantio e recuperação da Mata Atlântica, ecossistema muito conhecido e valorizado mundo afora devido à grande biodiversidade. É o amadurecimento da gestão ambiental, afinal os empregos crescem junto com as árvores”, diz o secretário, que acrescenta que a estimativa é que sejam criados até 5 mil empregos nesta primeira etapa do programa.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...