Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Beija-Flor de Nilópolis fará disputa de samba online

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Diante do cenário inesperado em que estamos vivenciando, o G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, deverá inovar e realizar as disputas para a escolha do samba-enredo para o carnaval 2021 de forma online.

A informação foi divulgada na última sexta-feira (12), pelo empresário e conselheiro da agremiação, Gabriel David, que participou de uma live, organizada pelo site Carnavalesco.

Ainda de acordo com ele, no próximo dia 21 de junho, a sinopse do enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, será divulgada, também de forma online.

“Vamos divulgar a sinopse no dia 21 de junho. Estamos finalizando um vídeo e vamos gerar a maior quantidade possível de conteúdo sobre o tema. Pensamos em fazer um show, mas achamos que não é o momento para festa. Todo mundo vai gostar do enredo. A ideia é incrível, bem legal. Se vai ter Carnaval em 2021 é secundário, mas vai ter carnaval um dia e essa resposta queria dar como Beija-Flor. Vamos fazer sinopse e começar a disputa de samba, tudo online e respeitando todas as regras sanitárias, como se o carnaval fosse acontecer em fevereiro. No meu entendimento é respeito com quem vive de carnaval”, disse.

Gabriel também explicou como surgiu o enredo:

“Fazer enredo atual é uma necessidade. Os outros dois textos falavam de problemas sociais, mas com foco geral, parecido com o que fizemos em 2018. O texto do enredo de 2021 faz sentido para nossa escolha. A Beija-Flor, ao longo da sua história, teve vários enredos que falaram de racismo, negritude, igualdade das raças. Esse tem a base africana, que a comunidade pedia muito. Eu não queria contar a história de um lugar, minha ideia era falar de algo que esteja presente hoje na vida as pessoas, isso que eu pedi muito aos carnavalescos. É lógico que o momento que a gente está passando no mundo influencia na escolha. O racismo precisa ser debatido e corrigido no mundo para ontem. O que importa é que a luta pela igualdade tem que acontecer. É delicado falar de enredo de negritude, porque sou branco, sei do meu limite, mas quero que a comunidade abrace a causa e daí utilizarmos a visibilidade da Beija-Flor para que as pessoas negras tenham um mundo mais igual. Vão ter pessoas negras trabalhando nesse enredo o tempo inteiro, desde quem fez o texto. A Beija-Flor, com a maioria da sua comunidade negra, fará tudo que puder diante desse cenário de racismo”, disse o conselheiro da azul e branco.

Finalizando, Gabriel disse que ainda não há uma definição sobre como e quando será o Carnaval 2021. Ele defende que a festividade seja adiada para junho de 2021:

“A minha ideia é que se até novembro não puder fazer ensaio vale uma negociação para adiar o carnaval para junho. É minha ideia, mas isso não está sendo conversado na Liga. Sobre os desfiles de 2021, meu pai fala mais com o Jorginho (Jorge Castanheira, presidente da Liesa). Deve acontecer uma reunião com todos os presidentes em breve para decidir o futuro. A Liga está montando várias estratégias e possibilidades para serem votadas por todas escolas. Nos últimos tempos, eu fui uma das pessoas que mais bateu no Jorginho (Jorge Castanheira, presidente da Liesa), mas tenho que dar o braço a torcer para ele, porque tem escutado muito os novos projetos e as opiniões das pessoas. Realmente, eu acho que o carnaval está se preparando para a reestruturação. Entendo esse início ser devagar e todas as preocupações sobre essas mudanças, mas tenho certeza que elas vão acontecer”, concluiu.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais