Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Especialista recomenda: Não utilize a plataforma Uber Eats para pagar com cartões

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Na última terça-feira (21), publicamos uma matéria sobre o crescimento do chamado “Golpe dos 10 Minutos”, onde entregadores à serviço do aplicativo Uber Eats se aproveitam da falha no sistema para aplicar golpes.

Após a postagem ir ao ar, em menos de 2h recebemos mais de 130 mensagens de pessoas que afirmaram terem sido vítimas do golpe. Todas fizeram o mesmo tipo de relato: Solicitaram a comida e fizeram o pagamento através da plataforma, utilizando cartões de débito ou crédito e os pedidos foram cancelados, após os entregadores, supostamente, teriam ido ao endereço das vítimas e terem “aguardado por 10 minutos e não serem atendidos”.

“Também caí nesse golpe. Fiz um pedido no valor de R$ 87 e estou até hoje esperando a comida. Estava com amigos em casa e resolvi comprar pizzas. Após o entregador coletar o pedido, o aplicativo parou de monitorar a rota do entregador e em seguida apareceu como pedido cancelado e que o valor que fora debitado do cartão de crédito não seria reembolsado. A desculpa era de que o entregador tinha esperado por 10 minutos e ninguém apareceu para pegar as pizzas. Mas eu estava o tempo todo em casa, não sou eu mais outras seis pessoas estavam e não apareceu nenhum entregador”, relatou um internauta que pediu o anonimato.

Em outro caso, um leitor contou que só conseguiu receber a comida após ir até a lanchonete e chamar a polícia:

“Também tentaram me sacanear assim!, só que não esperavam que eu fosse com a polícia lá. O dono da lanchonete disse que não tinha culpa, mas eles também respondem pelo problema. Se eu paguei, a entrega deve ser feita ou o dinheiro devolvido, a culpa não é minha e depois do policial ameaçar levar o dono preso, consegui meu lanche. Não uso mais esse aplicativo”, desabafou.

Especialista aponta falhas no Uber Eats

O analista de sistemas e especialista em segurança digital, Luiz André Figueiredo, diz que a plataforma, mesmo que indiretamente, acaba beneficiando os golpistas:

“Analisando o aplicativo Uber Eats as etapas iniciais do pedido, como a escolha dos restaurantes e dos produtos até a forma de pagamento e entrega não há complicações e não vejo falhas. A coisa muda de cenário quando o cliente deve escolher se o entregador deverá encontrar o cliente ou deixar a mercadoria na porta. A Uber Eats abre brecha neste momento para que o entregador possa simplesmente alegar que não havia ninguém para pegar o produto ou ainda que não encontrou o endereço. estão fingindo que chegaram ao local de destino (a sua casa) e tentam falar contigo. Alguns ligam e outros tentam mandar mensagem. Essa tentativa geralmente é frustrada e você não recebe essa ligação ou mensagem. O entregador diz que te esperou por mais de 10 ou mais minutos e seu pedido é cancelado”, explica.

PEDIDO
Resposta da Uber Eats é sempre a mesma. O cliente é o culpado.

Ainda de acordo com Luiz André, a Uber Eats simplesmente aceita o que o entregador informa e fica por isso. Não há contestação por parte da empresa e o entregador leva seu lanche embora e nem devolve ao estabelecimento que fez a venda:

“Seu pedido foi cancelado e a Uber diz que você não terá direito ao reembolso do pedido. No fim das contas, o cliente é o único que fica no prejuízo. O restaurante e o entregador vão receber os valores normalmente, além de que o entregador, ainda fica com seu lanche. Como para a Uber Eats o que vale é a palavra do entregador, só resta ao cliente tentar – sem sucesso – reclamar com o suporte, que na verdade se trata de um formulário onde as respostas são prontas”, relata.

Pague apenas na entrega

Para Luiz André, a solução para que os clientes não caiam no golpe é fazer o pagamento do pedido apenas na hora em que receber os produtos e se possível, opte por pagar em dinheiro:

“Infelizmente já que eles simplesmente dizem que o entregador seguem as normas do aplicativo e que você é sempre o errado. Não há o que fazer senão escolher pagar na hora da entrega e em dinheiro. Assim, o entregador não terá como aplicar o golpe, já que se ele não receber o pagamento terá o valor descontado da sua conta.”, orienta o especialista.

Concluindo, a solução para que não haja brechas para os golpistas é que a UberEats passe a pedir a confirmação da entrega através do próprio aplicativo:

“Em algumas plataformas de delivery ou até mesmo nas transportadoras, o cliente é obrigado a colocar a sua digital em um campo específico no aparelho do entregador ou deve informar no seu próprio aplicativo um código apresentado pelo entregador no momento em que receber o pedido. Falhas podem haver, o que não pode é a empresa deixar de ouvir os dois lados”, concluiu.

Minoria prejudica a categoria

É importante ressaltar que a maioria absoluta dos entregadores é composta por trabalhadores sérios e honestos. Infelizmente, uma minoria aproveitou a oportunidade para planejar e aplicar golpes.

No Reclame Aqui a Uber Eats (www.reclameaqui.com.br/empresa/uber/) é uma das empresas com mais reclamações e menos respostas nos últimos meses.

A Uber respondeu através de nota que possui medidas de proteção contra fraudes:

A Uber esclarece que possui medidas de proteção contra fraudes de entregadores parceiros ou usuários. O sistema de avaliações dos parceiros, feitos pelos usuários, é a maneira mais prática e eficaz de mensurar a qualidade do serviço que está sendo prestado. Parceiros com sucessivas avaliações negativas podem, inclusive, ter as contas desativadas da plataforma. Parceiros que descumprem os Termos de Uso da plataforma (por exemplo, com seguidos cancelamentos injustificados, denúncias de extravio de pedidos ou tentativas de fraude) também estão sujeitos à desativação.

Além disso, o Uber Eats conta com uma equipe de suporte disponível 24/7, que analisa individualmente caso a caso. O contato pode ser feito pelo menu de ajuda do próprio app ou pelo site uber.com/ajuda.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais