Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Estacionamento em local proibido é a infração mais cometida em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Estacionar em local proibido é a infração mais cometida pelos nilopolitanos.  Dados do Grupamento Especializado em Trânsito (GET) apontam que em média são notificados cerca de 400 motoristas todos os meses por terem deixado seus veículos em locais onde não deveriam.

O número de multas aplicadas no ano impressiona. Aproximadamente são 4.800 nessa categoria, que tem mais de 30 derivações, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. O levantamento não leva em conta os números absolutos das infrações.

“A proporção da multa por estacionar em local proibido é muito maior do que as outras, cerca de 45% de todas as nossas ocorrências. As punições vão depender da gravidade da contravenção, porque esse tipo de irregularidade tem mais de trinta derivações. Por exemplo, o estacionamento em vagas reservadas a táxis, a infração é leve, já estacionar em locais onde parar e estacionar são proibidos, é considerada infração grave”, conta Nilton Marques, coordenador do Grupamento Especializado em Trânsito (GET).

Os tipos mais frequentes dessa irregularidade são estacionamento em calçadas e esquinas, formação de fila dupla – quando o estacionamento acaba bloqueando a passagem – e em faixa de pedestres. O local onde elas acontecem com maior frequência é na região central. O valor das punições pode variar entre R$ 85,13, no caso da mais leve, até R$ 127,69, a mais grave.

Irregularidades prejudicam o tráfego

Nilton explica que a maioria dos congestionamentos registrados em Nilópolis ocorre justamente pelo estacionamento irregular:

“Infelizmente uma parcela da população acaba prejudicando todos os demais. Quem estaciona nas esquinas provoca transtorno em dobro, pois interrompe o tráfego em duas vias, principalmente aquelas em que há tráfego mais intenso de veículos pesados. É preciso que entendam que um carro estacionado de forma errada pode atrapalhar a passagem de uma ambulância ou uma viatura policial”, explicou.

 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais