Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Lixo e falta de educação: uma combinação desastrosa nas ruas de Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Preste atenção: Se você é o tipo de pessoa que descarta lixo de qualquer jeito nas ruas, se deixa o cocô do seu cachorro nas calçadas, se joga embalagens de suas lojas e escritórios em volta de postes, saiba que, de alguma forma, esse lixo vai voltar para a sua casa, sua loja, sua empresa. De várias maneiras. Quando alguém de sua família contrair dengue ou outras doenças, ou água contaminada retornar pelo seu ralo ou transbordar no vaso sanitário, não reclame, não saia culpando Deus e o mundo. Você é responsável pelos seus atos, você está colhendo o que plantou.

Lixo é uma responsabilidade de todos nós, e incluímos aí os agentes públicos que administram nossa cidade. Infelizmente, apesar de incontáveis campanhas, há décadas, uma grande parcela da população ainda tem o péssimo hábito de jogar lixo nas ruas de Nilópolis.

E sempre que acontece algum problema no município, principalmente as tão temidas enchentes, o mesmo cidadão que reclama e “cobra providências” é aquele que joga o papelzinho de bala pela janela do ônibus ou do carro, em 99% dos casos o enredo é assim.

Devemos lembrar que enchentes ocorrem diante das obstruções das galerias de águas pluviais, transbordamento de rios, geralmente devido a erosão de morros, que é uma consequência da ausência da mata ciliar, e traz consigo, além de grandes danos, lama, lixo e esgoto que acarretam doenças como leptospirose, cólera, diarreias e hepatites. É necessário que a população entenda que o lixo e o entulho deve ser armazenado de forma que este material não escorra para os ralos e que os ribeirinhos não tratem os rios e canais como privadas.

Urge uma reeducação generalizada de nossos hábitos, como, no mínimo, pensar duas vezes antes de jogarmos um simples e aparentemente inofensivo papelzinho de bala na rua. Imaginem quantos desses papeizinhos não ficam pelas calçadas, considerando a multidão que come enquanto caminha.

E o poder público, sim, ele também tem sua parcela de culpa quando não pune conforme determina a Lei, mas ai voltamos ao ciclo, se a Prefeitura de Nilópolis resolvesse punir desta forma, será que a população iria aceitar?  Você aceitaria ser punido ou ficaria reclamando e achando normal ter lixo e entulho espalhados pelas ruas?

Os caminhões responsáveis pela coleta do lixo em Nilópolis passam regularmente para cumprir o seu papel. Os horários são de conhecimento da população, que tem totais condições de depositar o lixo a tempo de ser recolhido. Então, de quem é a culpa ? Pense nisso antes da próxima chuva.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais