Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Governo discute parâmetros técnicos para licitação das linhas de ônibus intermunicipais

Nesta quinta-feira (29), foi instituído o grupo de trabalho composto por técnicos da Secretaria de Estado de Transportes e do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Detro-RJ) que ficará responsável pela consolidação dos documentos técnicos para a licitação das linhas de ônibus intermunicipais. A designação dos membros, que irão analisar, atualizar e aprovar os estudos de modelagem para a estruturação da concessão, foi feita por meio da Resolução 121, publicada no Diário Oficial.

O projeto definirá os parâmetros técnicos sobre os serviços a serem oferecidos, o Sistema de Avaliação de Desempenho e indicadores de qualidade a serem mensurados, a racionalização das linhas, a integração do Sistema de Bilhetagem, entre outros. O Grupo vai consolidar o Projeto Operacional Básico (POB), determinando as Tarifas de Referência das Linhas e análise financeira e o cálculo de Outorga Mínima.

“A reformulação da mobilidade urbana metropolitana está pautada em sete ações, que estão sendo conduzidas de maneira integrada. Certamente essa licitação é uma das mais importantes, junto à implementação do novo sistema de bilhetagem eletrônica do Estado e à reformulação do Bilhete Único Intermunicipal”, ressaltou o secretário Delmo Pinho.

De acordo com a publicação, até o final do primeiro semestre de 2021, o edital e seus anexos referentes à licitação de ônibus intermunicipal do interior do Estado devem ser finalizados e encaminhados com um relatório parcial ao secretário de Transportes, Delmo Pinho. Já o prazo para entrega dos documentos referentes à licitação da região metropolitana é de cerca de um ano.

A expectativa é que a revisão do estudo relativo aos valores mínimos de outorga e todos os documentos licitatórios sejam concluídos até o fim de 2021, assim como a realização de audiências públicas e a aprovação e publicação do edital de licitação. Já a homologação dos resultados da licitação e a assinatura do contrato devem ocorrer até o fim do primeiro trimestre de 2022, para o interior do Estado, e até o fim de 2022, para a região metropolitana.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais