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Caixas eletrônicos do Banco Itaú não oferecem notas de baixo valor em Nilópolis

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Maria Silva, 67, é aposentada e todos os meses vai a uma das quatro agências do Banco Itaú localizadas em Nilópolis para sacar o seu benefício. E todos os meses a idosa se vê na mesma situação embaraçosa: caçar caixas eletrônicos que contenham cédulas menores que R$ 50.

Moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, ela reclama que chega a peregrinar por todas as agências até conseguir encontrar um caixa eletrônico que esteja funcionando e que disponibilize cédulas de R$ 20 ou R$ 10. Notas menores que essas, nem pensar:

“A maior dos caixas eletrônicos do Itaú só dispõe de notas de R$ 50 e R$ 100 no autoatendimento. Muitas vezes, precisamos de notas menores para pequenas despesas ou serviços e não conseguimos. Achar um caixa eletrônico com nota de R$ 20 já é uma raridade, valores menores então pode se considerar um milagre, isso quando o caixa eletrônico está funcionando. Parece que querem nos obrigar a usar o cartão de débito ou crédito e, assim, o Banco Itaú pode aumentar os seus lucros”, critica.

Nossa equipe fez um levantamento no último dia 03 de dezembro e constatou que nas quatro agências existia apenas um caixa eletrônico em cada, com cédulas de R$ 20 e nenhum com valores menores. Na agência 1009, localizada na Avenida Mirandela, 165, Centro, o único equipamento com notas de R$ 20 estava inoperante neste dia.

FILAS NOS BANCOS
Foto: Via Whatsapp

De acordo com clientes entrevistados neste dia, o problema é normal. Eles alegam que há muito tempo o Itaú deixou de oferecer notas menores que R$ 50 em todos os equipamentos:

“Antigamente existia a opção de notas menores que R$ 50, hoje eles só deixam um equipamento e com poucas notas. Infelizmente quem pode está saindo do Itaú, mas outros não tem como, eu mesmo recebo meu salário por aqui e a empresa não aceita outro banco”, lamenta João Felipe, 34.

Outra queixa é a quantidade de equipamentos indisponíveis. Vários clientes nos procuraram para reclamar que virou rotina encontrar equipamentos indisponíveis:

“Todo dia tem equipamento dando defeito ou sem dinheiro. Não dá para contar com o Itaú para nada”, desabafa Luciana Custódio, 23.

Procon Nilópolis tenta solução

De acordo com o Procon Nilópolis, o órgão vem recebendo inúmeras reclamações sobre as máquinas de auto atendimento, estando sempre com notas de valores altos (RS 50 e R$ 100), dificultando saques de valores menores.

O superintendente do órgão, Dr. Luis Fabiano, informou que já está buscando junto ao Banco Itaú a solução.:

“Notificamos o banco para as devidas providencias, devendo o auto serviço ser corrigido nos próximos dias. Lembrando que as notas de R$ 10 e R$ 20 são sempre mais procuradas e a tendência é que acabem mais rápido e os abastecimentos possuem momentos específicos para acontecer, sendo medida de segurança. Mas o consumidor tem a opção do cartão de débito, que é a via mais segura e eficaz”, diz.

Enquanto a solução não vem, o jeito é fazer como o Fábio da Costa, 33:

“Acabei de vir do banco e, novamente, havia disponível apenas notas de R$ 50 e R$ 100. O caixa eletrônico foi feito para facilitar e agilizar a vida do cliente. Chega a ser absurdo pegar uma fila para pegar notas menores. Acredito que esta ação seja para forçar o uso do cartão de débito, que para o banco é um benefício, pela cobrança das taxas. Só que comigo pelo menos não vão lucrar. Estarei fazendo a portabilidade do meu salário para a Caixa Econômica Federal, lá temos notas de R$ 2, inclusive.”, aponta a solução.

Portabilidade é a saída para alguns

Para quem está insatisfeito com a prática do Banco Itaú, basta fazer a portabilidade bancária, um direito do consumidor garantido desde 2006. A lei de resolução nº 3402  de setembro de 2006 impõe que os clientes estão livres para realizar essa mudança. O banco Itaú não pode impedir a saída e fica responsável por efetuar a movimentação, mediante solicitação.

Lembrando que esse recurso é direcionado apenas à Pessoa Física e a assalariados; não pode ser feito por aposentados e pensionistas do INSS. Para eles o jeito é solicitar formalmente junto ao INSS a mudança de banco, mais abaixo explicamos como isso é feito.

Na portabilidade de salário, os servidores públicos e funcionários de empresas privadas têm direito a receber a remuneração no banco de sua escolha, sem custos adicionais para isso. A instituição pode não ser a mesma da usada pelo empregador para realização do pagamento da folha.

Para conseguir receber o salário em outra instituição é preciso liquidar antecipadamente as contas no banco onde você já tem operação. Este fica responsável por efetuar a portabilidade depois de solicitado, o cliente não precisa se preocupar com isso. Deve passar seus dados para a nova empresa e não pode se recusar a fazer isso.

Porém, a instituição para onde pretende ir não tem obrigação de aceitar a mudança e pode barrar o cliente se achar necessário.

Como solicitar

Confira o passo a passo para o proponente realizar a portabilidade bancária, de salário e de crédito.

Portabilidade bancária

Abertura de conta: para abrir a conta no novo banco você deve ir a uma agência e levar alguns documentos. Normalmente é necessário apenas RG, CPF e comprovante de residência. Mas isso pode variar de acordo com cada banco.

Transferência: depois é preciso transferir o dinheiro da conta atual para a nova por meio de DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível). Você também pode fazer a portabilidade de crédito caso queira migrar algum empréstimo.

Cancelamento de contas e novo cadastro: é fundamental cancelar as contas em débito automático, ou seja, que são programadas para serem descontadas mensalmente. Por exemplo, de luz, água ou celular. Isso evita que sua conta fique no vermelho e entre no cheque especial sem você saber. Faça o cadastro do pagamento na nova conta.

Encerramento de conta atual: a conta corrente do banco que você quer sair deve ser finalizada. O prazo para encerrar é de 30 dias e você é comunicado por telefone ou e-mail. Mas é importante não ter dívidas pendentes com a instituição, fique atento.

Portabilidade de salário

Solicitação: você pode solicitar por meio de um documento por escrito, indo até uma agência bancária ou fazer pela internet. Mas a instituição deve aceitar o pedido online. Nele você irá informar a nova conta, dentro do mesmo banco, onde quer que o salário seja depositado ou uma conta em outro banco.

Transferência: depois disso, a instituição tem até 5 dias úteis para alterar seus dados. Dessa forma, quando o salário cair novamente será automaticamente transferido para a conta nova.

Como transferir o benefício do INSS para outro banco?

Você deve ir à agência do novo banco e pedir a transferência. Nos dois casos, leve o seu cartão e um documento com foto. Você também pode precisar da senha da sua atual conta e do número do benefício do INSS.

Como pedir a transferência do benefício do INSS para outro banco pelo Meu INSS?

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, o INSS passou a permitir a transferência pelo sistema Meu INSS, sem necessidade de ir à agência do INSS.

Também, não será necessário apresentar documentos autenticados, apenas informar uma conta que esteja no seu nome.

Etapas para transferir o benefício do INSS para outro banco:

  • Acesse o sistema do Meu INSS pelo site ou aplicativos (Google Play ou App Store);
  • Faça login no sistema com o seu CPF e senha, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, clique em Novo requerimento.
  • Na caixa de busca, digite a palavra “pagamento” e selecione Alterar Local ou Forma de Pagamento.
  • Anexe os dados da conta corrente ou poupança em que deseja receber o benefício.
  • Clique em Avançar, leia as informações e conclua o seu pedido.

Pronto! Agora é só aguardar a alteração, você deve ser informado por e-mail, SMS e no próprio sistema Meu INSS sobre a conclusão do pedido.

Após a alteração, o benefício será depositado na mesma data em que você já recebia.

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