Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Guarda Ambiental Municipal apura denúncia de maus tratos a animal em Nilópolis

A Guarda Ambiental Municipal, apurou na tarde desta sexta-feira, dia 08, denúncia de maus tratos a animal doméstico enviada ao vereador Leandro Hungria. O agente Douglas Silva esteve no endereço, na Rua Mena Barreto, no Centro, para vistoriar o local onde é criado o cão e não identificaram problemas quanto à limpeza do ambiente e disponibilização de alimento e água.

Mesmo diante das condições favoráveis encontradas, o agente informou à tutora que um vídeo mostrava que o animal estava preso em condições totalmente adversas e solicitou que a mesma mantenha o animal no menor tempo possível preso, somente quando extremamente necessário e com melhores condições que a verificada no vídeo da denúncia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o local será vistoriado novamente em dia e horário que não serão informados, justamente para averiguar se as orientações dadas estão sendo realmente cumpridas pela tutora.

Para o vereador Leandro Hungria, a sociedade nilopolitana vem sendo parceira da causa, não admitindo mais maus tratos aos animais no Município:

“Graças a Deus temos muita gente boa em Nilópolis que está abraçando a causa da proteção animal. Neste caso, entendi que houve uma falha pontual e a tutora se comprometeu a corrigir. O trabalho é árduo e por isso conto com a população para formamos essa Rede Nilopolitana de Proteção Animal. Mesmo com a Câmara em recesso, o meu trabalho continua e já estou protocolando projetos para serem apreciados pelos meus colegas e pelo prefeito Abraão David Neto”, disse o parlamentar.

Como denunciar

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. – denuncie junto à Polícia Militar através do 190 ou em caso de denúncia anônima, basta ligar (21) 2253-1177. O sigilo neste caso é mantido.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

LEANDRO HUNGRIA
Vereador Leandro Hungria. Foto: Divulgação

Além disso o vereador Leandro Hungria informou que um dos projetos que será protocolado na Câmara de Nilópolis prevê a criação de uma Ouvidoria dedicada a receber as denúncias em Nilópolis.

“Estou apenas aguardando o recesso para colocar o projeto em apreciação. Tenho certeza que ele será aprovado pelo meus colegas e pelo prefeito Abraão David Neto”, concluiu Leandro Hungria.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: