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Procon-RJ divulga as empresas com mais reclamações e acordos em 2020

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O Procon Estadual do Rio de Janeiro divulga o ranking das dez empresas que tiveram mais reclamações registradas e também o percentual de acordos com os consumidores. Aparecem na lista empresas do setor de varejo – lojas online e físicas -, telecomunicações, turismo e serviços.
Os dois primeiros lugares são ocupados por e-commerce. CNOVA (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.Com) é a primeira do ranking com 3.644 reclamações e percentual de acordo de 75,5 %. Seguida da B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime) que teve 2.415 queixas e resolveu 63,28 % dos casos. A terceira posição é da Oi Fixa, com 1.927 demandas, foi ela a empresa que teve a melhor taxa de acordo dentro de todas da lista, 87,6 %.
“Evidente que quanto mais clientes a empresa tem, maior a probabilidade de ter mais reclamações, mas algumas dessas grandes empresas procuram mais uma conciliação ou solução que outras. Esse ano percebemos um novo comportamento do consumidor com a pandemia, o que acabou representando um aumento no número de reclamações relacionadas às compras online. No geral tivemos uma ótima taxa de acordos com as empresas, o que resultou na solução de problemas para os consumidores. Isso demonstra a importância do Procon-RJ no equilíbrio nas relações de consumo “, afirma o presidente da autarquia, Cássio Coelho.
Ranking das 20 mais reclamadas em 2020
1º CNOVA – 3.644 reclamações – 75,5% de acordo
2º B2W – 2.415 reclamações – 63,28 % de acordo
3º Telemar Oi Fixa – 1.927 reclamações – 87,6 % de acordo
4º Via Varejo – 1.142 reclamações – 70,13 % de acordo
7º Decolar – 1.101 reclamações – 54,08 % de acordo
8º TIM – 1066 reclamações – 65,85 % de acordo
9º Carrefour – 1025 reclamações – 51,9 % de acordo
10º Smartfit – 978 reclamações – 67,09 % de acordo11º Magazine Luiza 940 reclamações –64,69 % de acordo
12º Vivo 930 reclamações –71,54 % de acordo
13º CA 709 reclamações – 4,2 % de acordo
14º Bcp Claro S.A. (Telefonia Móvel) – 693 reclamações – 71,27 % de acordo
15º Netshoes – 638 reclamações – 68,7 % de acordo
16º Estácio De Sá – 566 reclamações –27,24 % de acordo
17º Cedae – 551 reclamações –41,13 % de acordo
18º Toque A Campainha – 541 reclamações – 55,61 % de acordo
19º Claro Fixo – Embratel – Claro Tv – 539 reclamações –75,24 % de acordo
20º Riachuelo – 522 reclamações – 68,81 % de acordo
Ranking de acordo entre as 20 mais reclamadas
1º Oi Fixa – 87,6 %
2º CNOVA – 75,5 %
3º Claro Fixa, Embratel e Claro TV – 75,24 %
4ºVivo – 71,54 %
5º Claro móvel – 71,27 %
6º Via Varejo – 70,13 %
7º Riachuelo 68,81 %
8º Netshoes 68,7 %
9º Smartfit 67,09 %
10º TIM 65,85 %
11º Magazine Luiza – 64,69 %
12º B2W – 63,28 %
13º Toque a Campainha – 55,61 %
14º Decolar – 54,08 %
15º Carrefour – 51,9 %
16º CORREIOS – 51,52 %
18º CEDAE – 41,13 %
19º Estácio de Sá – 27,24 %
20º CA – 4,2 %
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