Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Moradores de Nova Cidade pedem retorno de linha de ônibus

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Moradores do bairro Nova Cidade estão revoltados com a empresa Expresso São Francisco. Eles alegam que sem avisar a empresa retirou de circulação a única linha que ligava o bairro com a Avenida Mirandela.

Segundo eles, a linha 05 (Nova Cidade x Prefeitura) era operada com pelo menos dois ônibus até antes da Pandemia provocada pelo novo Coronavírus. A partir de março a linha passou a operar apenas com um ônibus e depois nenhum ônibus mais atendia os usuários.

“Nós que moramos aqui em Nova Cidade temos ônibus apenas até a estação. As duas linhas que passam aqui não atravessam para o outro lado da cidade. Precisamos que a empresa volte com a linha porque temos idosos e crianças que precisam ir ao médico, para tratar da saúde, e encontram dificuldade”, disse o garçom Marcos Paulo Freitas.

Os moradores afirmam ainda que entraram em contato com a empresa, que informou que as linhas de ônibus disponíveis eram suficientes e que a linha 05 não tinha demanda de passageiros, gerando prejuízo para a empresa.

“A demanda só acontece quando há a oferta, não adianta jogar a culpa nos moradores, se a empresa não colocar ônibus para passar no horário. Podiam pelo menos colocar de volta os dois ônibus que faziam a linha”, disse Tereza Valentim, também moradora do bairro Nova Cidade.

Aplicativos diminuíram a demanda dos ônibus

Para o especialista em mobilidade e trânsito, Luiz Vilela Rodrigues, a linha 05 é mais uma das muitas que podem sumir definitivamente. Para ele, os aplicativos de transportes, como o Uber e o 99, estão tirando a demanda dos ônibus:

“Nenhum empresário de ônibus quer ter prejuízo. Por mais que o transporte coletivo tenha um caráter mais social, as empresas precisam arcar com impostos e taxas, além dos salários dos seus empregados, por isso as linhas precisam ser rentáveis. Com a diminuição no número de passageiros, o empresário acaba tirando ônibus da linha para que ela deixe de dar prejuízo. Infelizmente como a entrada no mercado de aplicativos como o Uber e o 99, a população acaba pagando até mais barato do que se usasse os ônibus, fora isso está o conforto de poder viajar em veículos com ar condicionado e embarcar e desembarcar onde quiser”, disse.

Para ele a solução depende também dos próprios empresários de ônibus:

“A sociedade de um modo geral mudou. Muitas pessoas migraram de um bairro para o outro, o comércio evoluiu em um bairro e foi reduzido em outro, enfim, tudo isso impacta nas linhas de ônibus. No passado a maioria dos moradores se deslocava para os centros dos municípios para fazerem compras, pagar contas etc, só que hoje nem sempre é preciso ir até o Centro, e as linhas de ônibus não acompanharam essa mudança, é preciso que elas façam a ligação entre os bairros, passando pelo Centro. Em Nilópolis o que se vê é um número exagerado de linhas que se sobrepõem, é preciso que haja um estudo técnico para avaliar onde está a demanda. A linha 05 com certeza poderia ser unida a outra linha”, concluiu Luiz Vilela Rodrigues.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: