Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Nilópolis inicia vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI
Enfim chegou o momento mais esperado do ano. As vacinas contra a Covid-19 chegaram no município de Nilópolis hoje (19).
O prefeito de Nilópolis, Abraão David Neto, recebeu as caixas com as 5.645 doses da vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Governo do Estado no Posto Central de Saúde, no Centro. Uma equipe comandada pelo capitão PM Delson Caetano trouxe a carga de Niterói e foi recebida, assim que entrou na cidade, por uma escolta da Guarda Civil Municipal.
“O grande dia chegou e estou muito feliz e esperançoso. Perdi familiares para essa doença e quantos outros nilopolitanos também morreram devido à Covid-19. Hoje é apenas um pequeno passo, mas que representa muito para todos nós. Começamos amanhã a vacinação dos moradores: primeiro de quem tem mais de 75 anos, pessoas que estão em instituições de longa permanência, os chamados abrigos, e residência terapêutica, além de profissionais da saúde”, enumerou Abraão.
O prefeito agradeceu ao Ministério da Saúde, ao governo do Estado e também aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.
“Nossos servidores estão aqui dia e noite vivendo essa expectativa para que a nossa população comece a ser vacinada e cuidando de quem chega com a doença ”, salientou ele, que estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Marco Aurelio Pereira e do subsecretário Uilen Barbosa.
As doses foram alocadas na central de câmaras frias, com geladeiras com temperaturas entre 2 e 8 graus. Poucos minutos antes da chegada da vacina, uma equipe terminava o treinamento para aprender como fazer o controle das doses e inseri-las no sistema de informação do Ministério da Saúde.
O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Nobre, acompanhado dos vereadores Leandro Hungria, Mauro Nascimento de Jesus, Álvaro Ramos e Anderson Campos acompanhou a chegada das doses.
Cronograma
De acordo com a Secretaria de Saúde a vacinação será dividida em fases, veja abaixo:
Primeira fase: devem receber a vacina os trabalhadores da área de saúde e idosos com mais de 75 anos, também idosos residentes de asilos, abrigos e residências terapêuticas.
Segunda fase: Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase: pessoas com comorbidades. Ainda não está definido em qual fase serão inseridos os demais grupos prioritários. A decisão depende de aprovação das vacinas e disponibilidade.
Para se vacinar, é necessário levar identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
Para os idosos que não podem se deslocar até os postos, seus familiares podem notificar na unidade de saúde mais próxima para que a Secretaria de Saúde envie uma equipe para vacinar.
Todos os postos de Saúde estarão vacinando de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.