Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Nilópolis inicia vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Enfim chegou o momento mais esperado do ano. As vacinas contra a Covid-19 chegaram no município de Nilópolis hoje (19).

O prefeito de Nilópolis, Abraão David Neto, recebeu as caixas com as 5.645 doses da vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Governo do Estado no Posto Central de Saúde, no Centro. Uma equipe comandada pelo capitão PM Delson Caetano trouxe a carga de Niterói e foi recebida, assim que entrou na cidade, por uma escolta da Guarda Civil Municipal.

“O grande dia chegou e estou muito feliz e esperançoso. Perdi familiares para essa doença e quantos outros nilopolitanos também morreram devido à Covid-19. Hoje é apenas um pequeno passo, mas que representa muito para todos nós. Começamos amanhã a vacinação dos moradores: primeiro de quem tem mais de 75 anos, pessoas que estão em instituições de longa permanência, os chamados abrigos, e residência terapêutica, além de profissionais da saúde”, enumerou Abraão.

O prefeito agradeceu ao Ministério da Saúde, ao governo do Estado e também aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

“Nossos servidores estão aqui dia e noite vivendo essa expectativa para que a nossa população comece a ser vacinada e cuidando de quem chega com a doença ”, salientou ele, que estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Marco Aurelio Pereira e do subsecretário Uilen Barbosa.

As doses foram alocadas na central de câmaras frias, com geladeiras com temperaturas entre 2 e 8 graus. Poucos minutos antes da chegada da vacina, uma equipe terminava o treinamento para aprender como fazer o controle das doses e inseri-las no sistema de informação do Ministério da Saúde.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Nobre, acompanhado dos vereadores Leandro Hungria, Mauro Nascimento de Jesus, Álvaro Ramos e Anderson Campos acompanhou a chegada das doses.

Cronograma

De acordo com a Secretaria de Saúde a vacinação será dividida em fases, veja abaixo:

Primeira fase: devem receber a vacina os trabalhadores da área de saúde e idosos com mais de 75 anos, também idosos residentes de asilos, abrigos e residências terapêuticas.

Segunda fase: Pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase: pessoas com comorbidades. Ainda não está definido em qual fase serão inseridos os demais grupos prioritários. A decisão depende de aprovação das vacinas e disponibilidade.

Para se vacinar, é necessário levar identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Para os idosos que não podem se deslocar até os postos, seus familiares podem notificar na unidade de saúde mais próxima para que a Secretaria de Saúde envie uma equipe para vacinar.

Todos os postos de Saúde estarão vacinando de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: