Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Projeto-piloto recupera celulares roubados na Baixada Fluminense

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Projeto-piloto recupera celulares roubados na Baixada Fluminense

25 de janeiro de 2021

 

Por Julia de Brito

 

Criado em novembro, um projeto-piloto da 52ª DP (Nova Iguaçu) tem apresentado bons resultados e contribuído para conscientizar a população de que deve consumir apenas produtos de origem lícita. O trabalho consiste em rastrear telefones celulares roubados e devolvê-los a seus donos, após o comprador do aparelho receber mensagem via aplicativo informando que o equipamento é fruto de um crime e deve ser entregue à Polícia Civil. Vinte e dois celulares já foram devolvidos aos verdadeiros donos.

 

– Nós não marcamos encontros em lugares públicos, como praças e shopping centers. A pessoa é chamada a comparecer à própria delegacia, o que dá legitimidade ao aviso que chega por mensagem de aplicativo. Queremos conscientizar a população de que a compra de produto irregular ajuda a financiar o crime – afirmou o delegado Celso Gustavo Castello Ribeiro, criador do projeto.

 

A equipe da delegacia de Nova Iguaçu solicita que o comprador do produto compareça à unidade policial em até 24 horas. Ele deve apresentar a nota fiscal do aparelho, ou algum outro comprovante que mostre que a transação foi feita de forma legal.

 

– Ao recuperar um aparelho roubado, a equipe do setor de Roubos e Furtos da 52ª DP faz contato com a vítima, que se dirige à delegacia para recuperar seu bem. Aqueles que devolvem o celular roubado ficam inicialmente chateados, mas aliviados por se livrarem de um grande problema. Já as pessoas que recuperam seus aparelhos comemoram bastante, é claro – disse Celso Gustavo.

 

De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), a região atendida pela 52ª DP teve, entre janeiro e novembro de 2020, 401 registros de aparelhos furtados ou roubados.

 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: