Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Palácio Guanabara abre as portas e coroa 'reis' e 'rainhas' com deficiência

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Palácio Guanabara abre as portas e coroa ‘reis’ e ‘rainhas’ com deficiência

8 de fevereiro de 2021

 

Com direito a passeio de limusine, tapete vermelho e jantar solene, 54 jovens e adultos com algum tipo de deficiência foram coroados como “reis” e “rainhas” do baile numa noite de gala, domingo (07/02), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul da capital fluminense.

 Evento que simula uma festa de formatura no modelo norte-americano para pessoas com deficiência, o “Night to Shine” (Noite para Brilhar, em português) já percorreu vários países do mundo e aconteceu pela primeira vez no Brasil. Como medidas de proteção contra a Covid-19, todos os participantes da celebração aferiram a temperatura, utilizaram máscara e mantiveram o distanciamento.

A parceria, realizada entre a Fundação Tim Tebow, dos Estados Unidos, e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem como objetivo proporcionar momentos de prazer e autoestima a pessoas com deficiência e seus familiares.

– Abrir as portas do Palácio Guanabara para a solidariedade é um gesto importante do Governo do Estado. Já havíamos feito um primeiro ato, com as escadarias do prédio histórico servindo como palco de uma ação natalina. Agora, abrimos o salão para um evento lindo, com foco em inclusão e amor, mostrando que o Estado está presente na vida de todos – afirmou Danielle Barros, secretária estadual de Cultura.

Noite de gala

A recepção contou ainda com um completo espaço de beleza, onde os contemplados receberam um verdadeiro “tratamento real”, incluindo cabeleireiros e maquiagens, sapatos engraxados e até coroas de “reis” e “rainhas”.

Após os últimos ajustes no figurino, as estrelas da noite seguiram de limusine para o jardim de inverno, onde a festa aconteceu com jantar de gala, pista de dança e shows.

Para Douglas Correia Avelino, de 16 anos, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o momento foi de muita comemoração.

 

– É a primeira vez que participo de um evento assim, gostei da experiência e estou conhecendo pessoas novas, que também estão podendo receber oportunidades e entender que todos somos iguais – disse o jovem, que cursa a primeira série do Ensino Médio no Colégio Estadual Souza Aguiar.

Como parte das apresentações, o Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar realizou apresentação lúdica com cavalos utilizados há mais de duas décadas na recuperação de pessoas com deficiência. Hoje o Regimento atende 66 praticantes.

– Trabalhamos com toda uma equipe multidisciplinar em volta, mas é o cavalo quem trabalha tanto o nosso corpo quanto a nossa alma. O balançar da coluna do cavalo estimula o sistema nervoso e central do praticante, que acaba trazendo pra ele uma noção de equilíbrio, flexibilidade e tônus muscular. A partir disso tudo, a gente vai fazendo por tabela um trabalho de autoestima e de confiança. O cavalo é um animal que gera muito afeto, e isso vai reverberando também para uma socialização do praticante, que às vezes tem uma dificuldade com a linguagem. A equoterapia atua na parte física e educacional – explicou o tenente Marcos Brandão, psicólogo do Regimento e instrutor de equitação.

 

Considerado um sucesso pela Fundação Tim Tebow, o evento “Night to Shine” no Palácio Guanabara já está confirmado para ser repetido em 2022, no Rio.

 

– O Rio de Janeiro possui uma das 7 maravilhas do mundo, e realizar o evento aqui é mostrar a cultura do acolhimento ao diferente, de propagar o reconhecimento da dignidade das pessoas com deficiência. Há um desejo da Fundação em desenvolver projetos duradouros no Brasil. A Fundação é preocupada com pessoas com necessidades especiais, tráfico humano, em ajudar órfãos e pessoas que vivem com doenças graves. Espero que esse evento seja o pontapé inicial desse projeto. A gente vai onde encontramos bons parceiros – declarou Sean Patrick O’Hare, conselheiro da Fundação Tim Tebow.

Estiveram presentes no evento, além da secretária Danielle Barros, outras autoridades e representantes da Fundação Tim Tebow. Nas próximas semanas, o evento passará ainda pelo México, EUA e Israel, entre outros países. 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: