Bem-vindo ao Nilópolis Online   Click to listen highlighted text! Bem-vindo ao Nilópolis Online
Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Após denúncia, Secretaria de Meio Ambiente e Vereador Leandro Hungria atendem ocorrência de possíveis maus tratos a cachorros em Nilópolis

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

Neste sábado (13), um vídeo mostrando cães, se alimentando de restos mortais de um outro cachorro, viralizou na internet e chocou os nilopolitanos. O caso aconteceu em um imóvel localizado na Rua Getúlio de Moura, no Centro.

O vídeo, inicialmente publicado na página Amigos de Nilópolis, acabou chegando aos celulares de milhares de pessoas, não só de Nilópolis e revoltou quem defende a causa dos direitos dos animais.  Por conta do conteúdo chocante, as redes sociais bloquearam a publicação, mas no link abaixo disponibilizamos o vídeo reproduzido da página e que chegou até nossa Redação

ATENÇÃO: CONTEÚDO FORTE E PEDIMOS QUE SOMENTE VEJAM QUEM TIVER REALMENTE CONDIÇÕES.

Ao tomar conhecimento do caso, uma corrente de solidariedade se formou e uniu a subsecretária de Meio Ambiente, Raquel Rossi, e o vereador, Leandro Hungria. Juntamente com uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, eles foram ao local e conseguiram conversar com a proprietária dos animais.

Segundo Dona Márcia,  como foi identificada a proprietária, o cachorrinho que veio a óbito foi atacado pelos demais animais sem motivo aparente e que não houve condições de se evitar a morte do animal. Ainda de acordo com o relatório produzido pela Secretaria de Meio Ambiente, os agentes fizeram uma vistoria no imóvel e constataram que há alimentos e água disponíveis para os animais, bem como não foram encontrados ferimentos nos demais animais, não configurando neste caso maus tratos.

Apesar das condições satisfatórias, Raquel Rossi, informou que a tutora foi orientada e que novas visitas serão feitas ao local.

LEANDRO HUNGRIA
Leandro Hungria foi ao local. Foto: Divulgação

Para o vereador Leandro Hungria a sociedade nilopolitana não aceita mais casos de maus tratos aos animais e pede que continuem a usar as redes sociais para denunciar os casos:

“Infelizmente o poder público não pode estar em todos os locais e nestes casos, o povo deve usar as redes sociais para mostrar onde ocorre o problema. Como defensor da causa animal fiquei chocado com a cena, mas aparentemente se trata de uma fatalidade. Agradeço novamente à subsecretaria de Meio Ambiente, Raquel Rossi, pelo pronto atendimento e pelas medidas tomadas”, disse o parlamentar.

A Constituição Federal garante a proteção da fauna e veda práticas que submetam os animais à crueldade (artigo 23, inciso VII; e artigo 225, § 1º e inciso VII). O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998) considera crime as práticas de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Desta forma, cabe a todo cidadão denunciar quando essa prática for de seu conhecimento. Além das redes sociais, as denúncias contra maus tratos aos animais podem ser feitas através dos seguintes canais:

Ouvidoria da Prefeitura: nilopolis.rj.gov.br/site/ouvidoria/

Ministério Público – A denúncia de prática maus-tratos contra animais pode ser feita diretamente ao Ministério Público, que tem autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais.

O registro pode ser feito pelo site do Ministério Público Federal ou pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais.

Ibama – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também pode ser acionado, especialmente quando as condições de maus-tratos afetam animais selvagens, silvestres e espécies exóticas.

As denúncias podem ser feitas gratuitamente, pelo telefone 0800 61 8080 ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.

O registro também pode ser realizado pelo site do Ibama ou presencialmente, em uma unidade física da autarquia.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto:
Click to listen highlighted text!