Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Quem fez história: piloto dos Bombeiros relata desafios da pandemia

Receba as matérias da sua cidade em primeira mão no seu smartphone ou tablet. WhatsApp CLIQUE AQUI ou Telegram CLIQUE AQUI

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Quem fez história: piloto dos Bombeiros relata desafios da pandemia

23 de fevereiro de 2021

 

Por Beatriz Félix

 

Há 23 anos no Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Michel Moreira considera o trabalho durante a pandemia um dos maiores desafios de sua carreira. Subcomandante do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e, atualmente, comandante aeromédico do GOA, ele pilotou um dos dois helicópteros da corporação que participaram da distribuição emergencial de vacinas contra a Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro.

 

– É um orgulho muito grande poder participar, trazer esperança para os familiares e dar o melhor atendimento possível para essas vítimas – afirma o oficial.

 

Para realizar a distribuição dos imunizantes o mais rápido possível, as aeronaves dos Bombeiros percorreram 21 municípios de cinco regiões do estado em menos de três horas.

 

– As pessoas que recebem as caixas com as doses da vacina sabem que ali há a esperança de receber a vacina, de começar a imunização. Então, pra nós, é uma felicidade levar essa esperança nas asas do equipamento de operações aéreas – destaca o tenente-coronel.

 

O transporte da vacina conta com a cooperação de todas as prefeituras do estado. O planejamento da ação prevê que os helicópteros e caminhonetes com os lotes cheguem a determinados municípios-chave, para que as cidades em seus entornos busquem as doses de forma otimizada. 

 

O piloto acrescenta que, durante a pandemia, os helicópteros também têm sido empregados para transportar pacientes, muitas vezes em estado grave. 

 

– O nosso volume de atendimentos mais do que dobrou, e transportamos diversos pacientes com Covid-19 utilizando um equipamento especial chamado “maca-bolha” – diz.

 

A história está sendo escrita

 

A distribuição de doses de vacina contra a Covid-19 ocorre conforme a chegada de doses fornecidas pelo Ministério da Saúde. Até as 9h deste domingo (21.02), os 92 municípios fluminenses registraram 427.482 pessoas vacinadas com a primeira dose. Destas, 80.876 já foram imunizadas com a segunda dose da vacina contra Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações  de imunização dos 92 municípios do estado. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/.

 

 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: