Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Semana de Artes Visuais de Belo Horizonte resgata personagem apresentado pela Beija-Flor de Nilópolis
A Semana de Artes Visuais do Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte/MG, está exibindo diversos vídeos no YouTube da Fundação Municipal de Cultura. Dentre eles está “Alice e o Chá através do Espelho [Chá Olímpico]” .
“Alice e o Chá Através do Espelho [Chá Olímpico]” reúne uma série de ações realizadas desde 2014 por Rafael Bqueer. Nas imagens do vídeo, que tem duração de três minutos, o artista paraense resgata a imagem da personagem Alice, interpretada pelo ator Jorge Lafond, no desfile da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, assinado por Joãosinho Trinta em 1991.

Na performance de Bqueer, Alice atravessa diversos cenários do Brasil, caminha do Rio de Janeiro ao Pará, na qual o maravilhoso e a destruição andam juntos, coexistem constantemente. Reúne o imaginário carnavalesco e a imagem de Jorge Lafond (morto em 2003), como importante referência para pensar questões sobre igualdade, racismo e representatividade no campo da arte. O vídeo fica disponível para visualização até 30 de abril.
Com o enredo Alice no Brasil das Maravilhas, o G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis ficou em 4º lugar no desfile do Grupo Especial. Dois anos depois desse desfile, Joãosinho Trinta deixa a agremiação nilopolitana após 17 anos e transfere-se para a escola de samba Unidos do Viradouro. Em 17 de dezembro de 2011 morre aos 78 anos.