Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Semana de Artes Visuais de Belo Horizonte resgata personagem apresentado pela Beija-Flor de Nilópolis

A Semana de Artes Visuais do Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte/MG, está exibindo diversos vídeos no YouTube da Fundação Municipal de Cultura. Dentre eles está “Alice e o Chá através do Espelho [Chá Olímpico]” .

“Alice e o Chá Através do Espelho [Chá Olímpico]” reúne uma série de ações realizadas desde 2014 por Rafael Bqueer. Nas imagens do vídeo, que tem duração de três minutos, o artista paraense resgata a imagem da personagem Alice, interpretada pelo ator Jorge Lafond, no desfile da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, assinado por Joãosinho Trinta  em 1991.

JORGE LAFOND
Humorista morreu em 2003, no auge de sua popularidade e do sucesso na televisão. Foto: Divulgação

Na performance de Bqueer, Alice atravessa diversos cenários do Brasil, caminha do Rio de Janeiro ao Pará, na qual o maravilhoso e a destruição andam juntos, coexistem constantemente. Reúne o imaginário carnavalesco e a imagem de Jorge Lafond (morto em 2003), como importante referência para pensar questões sobre igualdade, racismo e representatividade no campo da arte. O vídeo fica disponível para visualização até 30 de abril.

Com o enredo Alice no Brasil das Maravilhas, o G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis ficou em 4º lugar no desfile do Grupo Especial.  Dois anos depois desse desfile, Joãosinho Trinta deixa a agremiação nilopolitana após 17 anos e transfere-se para a escola de samba Unidos do Viradouro. Em 17 de dezembro de 2011 morre aos 78 anos.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: