Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Curso Preparatório inicia neste sábado para alunos da rede municipal

O curso já atendeu centenas de alunos

Estudante da escola municipal Companheiros de Maryland, Ana Clara Barcellos Ferreira, de 16 anos, passou para IFRJ e Colégio Pedro II através do Curso Preparatório Municipal (CPM) e almeja entrar para a UFRJ. Ela é filha de motorista de ônibus e cabelereira.

“Faço jus a oportunidade que recebi, estudar bastante e poder orgulhar aos que acreditaram no meu potencial. Atualmente, almejo entrar para a UFRJ assim que sair do ensino médio, e poder ter uma vida estabilizada. O ensino escolar não é suficiente, e os professores do CPM sempre nos deram todo tipo de apoio, e nos motivava, isso foi essencial”, disse a jovem.

O Curso Preparatório Municipal (CPM) começa neste sábado, dia 17 de abril, e terá duração de seis meses, com aulas on-line de português e matemática aos sábados. Ele foi oferecido pela primeira vez em 2019 e atende, em média, 300 alunos.

No primeiro ano, as aulas foram presenciais e, a partir da pandemia, em 2020, tornaram-se remotas. Os estudantes são preparados para ingressar no ensino médio, seja na CEFET, IFRJ, FAETEC ou escolas normais da rede pública estadual.

Filha de uma técnica de informática e gerenciador de laticínios, a estudante da escola municipal Edyr Ribeiro, Kessy Marcely da Silva, de 15 anos, sonha em ingressar na aeronáutica e futuramente em administração, mas acredita que não conseguiria sem o CPM.

“Ano passado com essa pandemia atrapalhou meus estudos e, por isso, boa parte do meu aprendizado foi jogado fora. Com o CPM, ele pode me ajudar com o que eu não consegui entender”, disse a estudante.

Os alunos devem realizar uma pré-inscrição pela internet, acessando um link no google forms, de acordo com a orientação da sua unidade escolar. Podem participar estudantes do 9º ano e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Nosso primeiro objetivo é preparar para a vida”, salientou a secretária municipal de Educação, Débora Carlos, acrescentando que depois de três meses eles realizam uma avaliação pedagógica do curso.

Débora Carlos afirmou que o CPM é o sonho dos alunos para terem mais oportunidades. “As aulas são aos sábados, das 8h às 12h. Eles são divididos por turmas“, concluiu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / PMN
você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: