Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Ceperj lança exposição virtual para celebrar o Dia da Terra (22/4)

PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS

Ceperj lança exposição virtual para celebrar o Dia da Terra (22/4)

22 de abril de 2021

 

A Fundação Ceperj inaugura nesta quinta-feira (22/04) a exposição fotográfica virtual “Floresta Alada”.  O acervo fotográfico contempla imagens de inúmeras espécies de pássaros que habitam a nossa Mata Atlântica. O material está à disposição do público nas redes sociais do espaço (@espacoculturalceperj e www.facebook.com/espacoculturalceperj).

 

As imagens foram captadas pelo ornitólogo João Rafael Marins, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), nas unidades de conservação do próprio Inea, no Rio de Janeiro (Área de Proteção Ambiental Estadual do Alto Iguaçu e nos parques estaduais do Três Picos, da Ilha Grande, da Lagoa do Açu, do Desengano, da Costa do Sol e da Pedra Selada). O ornitólogo ressalta que a diversidade da Mata Atlântica, o contato com a natureza e o fascínio pela habilidade motora das aves o levou a realizar muito mais do que um simples registro científico.

 

– Ao registrar as aves por meio das imagens para uma catalogação do Inea, pude perceber que o material poderia ser usado para este projeto artístico, além de sensibilizar o público sobre a importância da conservação das diversas espécies de aves – afirma João.

 

O ornitólogo também fala do quantitativo de aves que habitam a Mata Atlântica e da importância do catálogo de imagens para o estudo das espécies.

 

– Das 800 espécies de aves que temos no estado do Rio, 650 são registradas nas unidades de conservação do Inea. Os registros ajudam a entender as peculiaridades, os costumes, a organização e o modo de vida das aves – finaliza João.

 

Dia da Terra

 

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970. No primeiro “Dia da Terra”, o senador e ativista Gaylord Nelson organizou um fórum ambiental que chamou a atenção de 20 milhões de participantes. Atualmente, o Dia da Terra é comemorado por mais de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo.

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) intitula esta data como “Dia Internacional da Mãe Terra.”

 

E para celebrar o início da exposição, o ornitólogo João Rafael Marins, responsável pela mostra, faz hoje (22/04) uma live, às 17h, no Instagram da Fundação Ceperj (@fundacaoceperj).  No evento, João irá falar um pouco sobre o processo de produção das imagens e sobre as reservas ambientais escolhidas para a realização do trabalho.

 

SERVIÇO:

 

Exposição Floresta Alada: Aves da Mata Atlântica, de João Rafael Marins

 

Local: online, nas redes sociais do espaço cultural da Fundação Ceperj

 

Início: 22 de abril.

 

Redes sociais: Instagram @espacoculturalceperj e Facebook www.facebook.com/espacoculturalceperj

 

 LIVE com o biólogo João Rafael Marins, 22/04/2021, 17h

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: