Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Nilópolis suspende aplicação da segunda dose da CoronaVac por falta da vacina

O município de Nilópolis suspendeu a aplicação da 2ª dose da CoronaVac. Os últimos lotes foram usados nesta terça-feira (27) apenas em dois postos de saúde. Já a campanha para aplicação da 1ª dose continua nesta quarta-feira (28), em mulheres de 59 anos com comorbidades, que vão receber a vacina AstraZeneca.

Assim como está acontecendo em outros municípios do Brasil, a paralisação parcial ocorreu após o atraso de entregas dos imunizantes.

O Butantan confirmou o atraso no envio das doses da Coronavac. Das 46 milhões de unidades cuja entrega estava prevista até abril, 4,6 milhões não poderão ser ofertadas no prazo e ficarão para o início de maio. A mudança no cronograma se deve à demora no envio do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) vindo da China.

Em nota, o Butantan disse que um segundo carregamento com mais 3 mil litros de matéria-prima, suficientes para outros 5 milhões de doses, deve ser entregue nas próximas semanas. Esse lote ainda estaria aguardando autorização para embarcar na China.

Uma nova nota técnica, divulgada nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, orienta a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório.

O ministério também diz que é improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal. No entanto, ressalta que os atrasos devem ser evitados “uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose“.

A Prefeitura de Nilópolis informou que retomará a aplicação da segunda dose da Coronavac tão logo os lotes sejam entregues.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: