Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Novo decreto da Prefeitura libera o funcionamento de casas de festas em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis divulgou na noite desta terça-feira (27), mais um decreto que trata das medidas restritivas de combate ao novo Coronavírus no município. A grande novidade que o decreto Nº 4.682 apresenta é a permissão dada para que casas de festas funcionem para eventos exclusivamente sociais, sem venda de ingressos ou qualquer tipo de comercialização de produtos, respeitando a taxa de ocupação de 40% e os protocolos de segurança sanitária, até às 23 horas.

A medida atende a um pedido dos representantes de casas de festas e eventos localizadas no município, que se reuniram na manhã desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal, com o vereador Leandro Hungria (Solidariedade), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer da Câmara. Na pauta, eles fizeram um apelo e entregaram um diagnóstico do segmento.

O parlamentar comentou o novo decreto:

“Sou solidário aos apelos da classe e como lhes prometi, levei as demandas para o prefeito Abraão David Neto, que fez questão de receber os representantes e apesar do momento delicado em que vivemos, o prefeito Abraão David foi sensível e entendeu a necessidade de conciliar a segurança sanitária com as atividades econômicas. Creio que a solução foi boa para ambos os lados”, explicou o vereador Leandro Hungria.

O setor estava com as atividades suspensas desde o março do ano passado, sendo o primeiro ramo a parar diante do surto de coronavírus. O segmenta representa ainda garçons, copeiros, cozinheiros, fotógrafos, seguranças, entre outros, com renda média de R$ 850 mensais, que estão atualmente desempregados.

Veja abaixo o que pode e não pode:

Está permitido:

  • Fica autorizado o funcionamento das atividades comerciais e serviços nos seguintes estabelecimentos: mercados, farmácias, laboratórios, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, serviço funerário, hospitais, hortifruti, padarias, açougues, peixarias, estabelecimentos de fornecimento de água potável, refrigeração, venda e entrega de gás tipo GLP, postos de combustíveis, loja de conveniência, bancas de jornal, estabelecimentos bancários, loja de produtos veterinários e alimentação animal, lojas de materiais de construção e ferragens, oficinas mecânicas, equipamentos de proteção individual, lotéricas e óticas em horário normal.

Está permitido sob condições:

  • Atendimento presencial ao público no âmbito da Prefeitura Municipal de Nilópolis, com horário reduzido 09 às 15 horas, ressalvadas as atividades a serem executadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança Pública, Defesa Civil e Serviços Públicos, que funcionarão sem restrições de horário.
  • Fica permitido o funcionamento de casas de festas para eventos exclusivamente sociais, sem venda de ingressos ou qualquer tipo de comercialização de produtos, respeitando a taxa de ocupação de 40% e os protocolos de segurança sanitária, até às 23 horas.
  • Fica facultado às instituições privadas de ensino vinculadas ao sistema estadual e municipal de
    ensino, o retorno das aulas presenciais de acordo com as normativas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação na Resolução SEEDUC n° 1536, desde que o gestor da instituição assine o termo de responsabilidade sanitária e entregue na Secretaria Municipal de Educação, mantendo taxa de ocupação em 30%.
  • Fica autorizado o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas municipais e estaduais, respeitando também, a taxa de ocupação de 30%.
  • Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, poderão funcionar até às
    23 horas, desde que limitados a 40 % de sua capacidade de lotação, autorizados o consumo de bebidas alcoólicas apenas para clientes devidamente sentados, respeitando distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas, com capacidade máxima 04 (quatro) pessoas por mesa. Após às 23h, o estabelecimento poderá trabalhar no sistema delivery ou retirada,
  • As Academias deverão funcionar com 40% de sua capacidade, com agendamento prévio, sendo permitidas as aulas coletivas:
    I – em ambiente externo, respeitando o distanciamento de 1,5m;
    II – em ambiente fechado, respeitando o distanciamento de 1,5m e taxa de ocupação de 30%
  • As feiras livres e atividades semelhantes poderão funcionar com duração máxima de 07 horas e com
    barracas a uma distância mínima de 1,5m (um metro e meio) umas das outras.
  • Igrejas e Templos Religiosos de todos os Cultos e Denominações, poderão funcionar das 07 às 21h30m, devendo observar as medidas de distanciamento social com taxa de ocupação na proporção de 40%.
  • Os estabelecimentos comerciais e de serviços não listados no primeiro item, poderão funcionar das 10:00 às 18:00 horas.
  • Fica liberada a prática de atividades físicas na Vila Olímpica, praças e parques do Município, sendo permitidas as aulas coletivas:
    I- em ambiente externo, respeitando o distanciamento de 1,5m;
    II – em ambiente fechado, respeitando o distanciamento de 1,5m e taxa de ocupação de 30%

Está suspenso:

  • Ficam suspensas as atividades nos seguintes estabelecimentos: boates, clubes e agremiações, bem como a realização de shows e eventos não sociais.

BAIXE O NOVO DECRETO CLICANDO AQUI

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: