Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Documentário conta a história do teatro e de atores de Nilópolis

“Fui aluno, professor, coordenador e hoje estou como diretor”, contou Thiago Cardoso, atualmente diretor da Escola Municipal de Teatro Antonio José – O Judeu. A história dele e de outros artistas da cidade está registrada no documentário ‘As Memórias do Teatro Nilopolitano’, dirigido pelo Fanfarras Produções Artísticas e patrocinado pela Prefeitura de Nilópolis, por meio da Lei Aldir Blanc.
“Foi muito bom participar desse documentário de suma importância para a cultura da cidade, é um resgate histórico dos caminhos da teatralização e de como surgiu esse movimento na cidade. Eles me convidaram para falar sobre a Escola de Teatro”, contou Thiago.
“A partir dos registros, depoimentos e da construção desse acervo digital, buscamos valorizar a trajetória dos profissionais que trabalham com as artes cênicas em Nilópolis”, esclareceu Darlan Patrick.
“Após o falecimento de nomes importantes para o teatro da região, senti a necessidade de resgatar as lembranças e registro da contribuição cultural na cidade. Agora chegou a vez daqueles que são médicos da alma, que transformaram dias felizes de centenas de nilopolitanos com sua entrega e dramaturgia, revelar que o teatro em Nilópolis tem muito mais trajetória do que imaginamos.”
LEI ALDIR BLANC
“Ser artista na Baixada Fluminense é um desafio triplicado. Por ser estigmatizado, não tem muitos investimentos, e a aprovação da lei Aldir Blanc nos deu um respiro e força para seguirmos em frente. Nilópolis sempre foi um turbilhão de cultura, temos muita história para contar e realizar”, afirmou Darlan Patrick.
“Muitos desses alunos, como eu, se tornam artistas da localidade, e com a execução do edital, que a propósito quero parabenizar a comissão da lei pelo empenho, tem a oportunidade de executar seu trabalho como o devido reconhecimento”, disse o documentarista.