Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Nesta semana recebemos a mensagem de um leitor que pediu que alertássemos sobre mais um golpe em Nilópolis: o da troca de máquinas de cartão, que tem como foco os lojistas, que, por não tomarem os devidos cuidados, acabam obtendo um prejuízo financeiro tão alto, que é capaz de prejudicar a permanência da atividade comercial.
Por questões de segurança não iremos identificar o lojista, mas segundo ele, que já atua no município há pelo menos cinco anos, um “cliente” entrou em seu estabelecimento localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima e efetuou uma compra de R$ 245. Até ai, tudo bem. Eis que na hora de fazer o pagamento, ele apresentou um cartão de crédito. Pouco antes de fazer o pagamento, dois outros “clientes” entraram no estabelecimento. Como o lojista estava sozinho, teve que desviar a atenção para os outros supostos clientes:
“O cara tinha um papo legal, conversando sobre política, falando dos preços altos etc. Não tinha como desconfiar, estava bem arrumado e parecia com pressa de comprar os produtos. Estacionou o carro e ainda disse que era para a festa surpresa de um amigo em uma rua próxima. Falou até o nome do rapaz. Não imaginava que estava quase caindo no golpe. Na mesma hora entrou uma moça e um rapaz, me perguntou sobre alguns produtos. Desviei a atenção para eles. Nesse momento, quando me virei, o golpista estava com a minha maquininha de cartão nas mãos e havia outra em cima do balcão, idênticas. Questionei e ele disse que trabalhava vendendo máquinas, se eu estava interessado. Disse que não. Só que ai eu já tinha caído no golpe”, disse o lojista.
A sorte do lojista foi a de que a máquina trocada havia sido instalada naquele dia e o prejuízo foi de pouco mais de R$ 800:
“A máquina tinha chegado naquele dia mesmo e não tinha muitas vendas nela, mas foi um prejuízo e agora vou ficar atento”, disse o comerciante que optou por não fazer o registro na delegacia por medo de represálias.
Mas o caso do nosso personagem serve de alerta para outros comerciantes. No site Canal Ciências Criminais, do Portal JusBrasil há um artigo que detalha como o golpe é práticado e dá orientações sobre como evitar ser vítima. Acesse CLICANDO AQUI