Notícias de Nilópolis todo dia

Publicidade

Hemorio está em Nilópolis para arrecadar doações de sangue

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, a Prefeitura de Nilópolis, o Hemorio e a Primeira Igreja do Nazareno promoveram uma campanha para ajudar a repor o estoque. O prefeito Abraão David Neto, a vice-prefeita, Flávia Duarte, e a subsecretária de Cultura, Raíssa de Oliveira, acompanharam a doação de sangue. O pastor Alessandro Alvarenga abriu as portas da igreja para receber pela terceira vez a ação e comemorou a parceria com a Prefeitura.

De acordo com a médica Márcia Ben Senor, coordenadora da equipe do Hemorio, até as 10h, havia 27 pessoas cadastradas, mas a expectativa era contar com a participação 120 pessoas por dia. A campanha continua nesta terça-feira, 15 de junho, no horário das 10h às 15h.

FLÁVIA, PASTOR E ABRAÃO
Flávia Duarte, Alessandro Alvarenga e Abraão David Neto. Foto: Divulgação

“É importante que a população de Nilópolis venha doar sangue aqui na Primeira Igreja do Nazareno. É um ato de solidariedade e compaixão”, afirmou o prefeito..

O empresário Wilson McCartney é membro da igreja e fez questão de participar.

“Tenho medo de agulha, mas fiz questão de doar. Eu me senti muito bem. Sou doador e costumo ir à sede do Hemorio, mas faz tempo que não doava. O pastor Alessandro anunciou no culto e eu vim por esta causa nobre”, afirmou.

Jovanna Cristine Cordeiro, de 17 anos, estava com peso abaixo de 50 kg e não pôde doar sangue, ao contrário de sua mãe Renilda Cordeiro, 33 anos.

“Fiquei frustrada. Vim com ela para doar também”, lamentou a adolescente.

O casal de namorados Marcela Cardoso e Adriano Pessoa, ainda no clima de romantismo do final de semana, foi junto participar da ação.

“Estamos felizes por poder doar. Eu estou doando pela segunda vez, mas o Adriano é a primeira vez. O fato de ser aqui na cidade facilita muito”, salientou Marcela, que é assessora jurídica da Secretaria de Educação.

Requisitos básicos para doar sangue

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)

– Estar bem de saúde

– Ter entre 16  e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.

– Pesar no mínimo 50 Kg

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue:

– Febre – acima de 37°C

– Gripe ou resfriado

– Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)

– Amamentação (até 1 ano após o parto)

– Uso de alguns medicamentos

– Anemia

– Cirurgias

– Extração dentária 7 dias

– Tatuagem ou piercing: um ano sem doar – Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

– Transfusão de sangue: impedimento por um ano

A Igreja do Nazareno fica na Rua João Pessoa, 1469 – Centro.

Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais