Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Nilopolitanos doam sangue em posto montado na Primeira Igreja do Nazareno

Ação solidária continua nesta terça-feira, no horário das 10h às 15h.

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, a Prefeitura de Nilópolis, o Hemorio e a Primeira Igreja do Nazareno promoveram uma campanha. O prefeito Abraãozinho, a vice-prefeita, Flávia Duarte, e a subsecretária de Cultura, Raíssa de Oliveira, acompanharam a doação de sangue. O pastor Alessandro Alvarenga abriu as portas da igreja para receber pela terceira vez a ação e comemorou a parceria com a Prefeitura.De acordo com a médica Márcia Ben Senor, coordenadora da equipe do Hemorio, as 10h, as portas nem haviam sido abertas, e já havia 27 pessoas cadastradas, mas a expectativa era contar com a participação 120 pessoas por dia. A campanha continua nesta terça-feira, 15 de junho, no horário das 10h às 15h.

“É importante que a população de Nilópolis venha doar sangue aqui na Primeira Igreja do Nazareno. É um ato de solidariedade e compaixão”, afirmou Abraãozinho. Por sua vez, Raíssa de Oliveira lembrou que ações desse tipo salvam vidas.

O empresário Wilson McCartney, proprietário da foto de mesmo nome, é membro da igreja e fez questão de participar. “ Tenho medo de agulha, mas fiz questão de doar. Eu me senti muito bem. Sou doador e costumo ir à sede do Hemorio, mas faz tempo que não doava. O pastor Alessandro anunciou no culto e eu vim por esta causa nobre”, afirmou.

Jovanna Cristine Cordeiro, de 17 anos, estava com peso abaixo de 50 kg e não pôde doar sangue, ao contrário de sua mãe Renilda Cordeiro, 33 anos. “Fiquei frustrada. Vim com ela para doar também”, lamentou a adolescente.O casal de namorados Marcela Cardoso e Adriano Pessoa, ainda no clima de romantismo do final de semana, foi junto participar da ação. “Estamos felizes por poder doar. Eu estou doando pela segunda vez, mas o Adriano é a primeira vez. O fato de ser aqui na cidade facilita muito”, salientou Marcela, que é assessora jurídica da Secretaria de Educação.

Requisitos básicos para doar sangue

Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)Estar bem de saúdeTer entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.Pesar no mínimo 50 KgNão estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doaçãoAlgumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue:Febre – acima de 37°CGripe ou resfriadoGravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)Amamentação (até 1 ano após o parto)Uso de alguns medicamentosAnemiaCirurgiasExtração dentária 7 diasTatuagem ou piercing: um ano sem doar – Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacinaTransfusão de sangue: impedimento por um ano

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / PMN
você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: