Contato: redacao@nilopolisonline.com.br
Associação Comercial de Nilópolis lança Câmara Arbitral de Conciliação e Mediação

Uma mãozinha e tanto para administrar conflitos e buscar consenso. A Associação Comercial de Nilópolis e Baixada Fluminense (Acenil) lançou sua Câmara Arbitral de Conciliação e Mediação, com serviços disponíveis a todos os empresários e empreendedores da região. Além disso, a entidade pretende lançar, nos próximos meses, um curso de formação de juízes arbitrais privados.
Presidente da Acenil, Juan Medeiros explica que a iniciativa tem o objetivo de minimizar problemas cotidianos que muitas vezes acabam indo parar na justiça, gerando custos desnecessários e perda de tempo.
“Conflitos sobre contratos, pessoas, sinistros diversos e até cobranças, desde que não envolvam crimes, podem ser mediados e resolvidos em uma câmara arbitral. O nosso Judiciário se torna lento, muitas vezes, por absorver questões que poderiam ser resolvidas com este tipo de mediação, que é melhor e mais eficaz para o empreendedor”, pontuou.
Juan será empossado como presidente da Seccional Nilópolis da II Câmara Arbitral do Estado do RJ. Diretor responsável pela Câmara Arbitral, Fernando Vasconcellos afirma que esta é a primeira da história da cidade.
“A arbitragem vem ganhando terreno em todo o país, como meio alternativo à Justiça convencional”, pondera. Ele lembra, ainda, que a arbitragem é garantida por lei federal (Lei 9.307/96), e que o método garante mais celeridade na solução de conflitos”, disse.
A Acenil fica na Av. Carmela Dutra, 1880, 3° andar, Centro de Nilópolis.