Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Protetores de animais lotam audiência na Câmara de Nilópolis

A audiência pública sobre políticas para os animais foi a que reuniu mais gente nos últimos anos na Câmara Municipal de Nilópolis. Foram mais de 100 pessoas, que ocuparam também os corredores que davam acesso ao Plenário Vereador Orlando Hungria e a maioria se manteve até o final da reunião, que durou quase quatro horas.

A audiência pública teve início no final da tarde desta terça-feira (29) e foi convocada pelo presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais. Além do presidente Leandro Hungria (Solidariedade) e dos demais membros Rafael Régis (Solidariedade) e Russão Gomes (PL),  compuseram a mesa o deputado federal Professor Joziel Ferreira (PSL), a radialista Da Rádio Tupi, Protetora De Animais e Fundadora Do Projeto Bichinho Feliz, Karla De Lucas; a superintendente de Proteção e Bem-Estar Animal do Município de São João de Meriti, Luciene Maria, e a veterinária Dra. Cristina Moreira Rodrigues.

O secretário de Proteção e Defesa da Causa Animal do Município do Rio, Vinicius Cordeiro, também esteve presente, assim como o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da 24ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Antônio Carlos Gavazza e os vereadores José Diamantino Ribeiro (PL) e Álvaro Cunha Ramos (Avante).

Prefeito e Secretários ausentes

Apesar de terem sido convidados e confirmarem presença, os secretários municipais de Meio Ambiente, Dean Carlo Senra e de Saúde, Dr. Marcos Aurélio não compareceram e nem justificaram a ausência. A vice-prefeita, Flávia Duarte, também foi convidada e por conta de um outro compromisso já marcado anteriormente não pode comparecer. O prefeito Abraão David Neto sequer respondeu ao convite.

A ausência dos representantes do Poder Executivo Municipal foi sentida pelos presentes que ficaram sem respostas para algumas das demandas apresentadas, como as condições em que se encontra o Canil determinado pelo Ministério Público para abrigar animais resgatados no Município e que funciona no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Queiróz, foi convocado para uma reunião urgente com o governador Cláudio Castro e lamentou não poder participar.

Castramóvel retoma as atividades no segundo semestre

Um dos assuntos mais comentados e questionados foi o Castramóvel. Com as atividades paradas desde o final do ano passado, o serviço deve ser retomado ainda no segundo semestre deste ano. A previsão foi feita pelo diretor da Vigilância em Saúde de Nilópolis, Dr. Gustavo Naame. Além de dar a boa notícia, ele explicou que as atividades foram suspensas para que se fossem cumpridas exigências feitas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV e que já estão sendo sanadas.

A audiência contou também com depoimentos emocionados de protetores e simpatizantes da Causa Animal que aproveitaram para cobrar do Poder Executivo o atendimento das demandas.

Balanço Positivo

Presidente da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais, Leandro Hungria (Solidariedade), se disse satisfeito e classificou a audiência como um marco na história de Nilópolis:

“Estou muito feliz em estar dando voz para quem defende aqueles que não podem se defender sozinhos. Nunca na história de Nilópolis se viu algo como o que aconteceu hoje. Estou em meu primeiro mandato como vereador e com o apoio dos meus colegas, já foi possível criar a Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais, aprovar duas leis em prol da Causa e agora essa audiência. Tenho também a noção que isso não representa nem 1% da demanda existente, mas já começamos a trilhar o caminho pela mudança. Gostaria que o prefeito e os secretários estivessem presentes, mas como está tudo gravado e na internet eles poderão acompanhar o que foi discutido. Finalizo agradecendo a todos que participaram e ao presidente da Câmara, vereador Rafael Pereira Nobre e todos os servidores que trabalharam incansáveis para que a audiência fosse sucesso”, concluiu Leandro Hungria.

VEJA ABAIXO O CONTEÚDO NA INTEGRA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: