Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Nilópolis realiza o IV Prêmio Mulher Negra na Câmara Municipal

Na última terça-feira (27), o gestor de Projetos, Junior Lima, através de parceria com o vereador Luiz Carlos de Souza (PTB), promoveu o IV Prêmio Mulher Negra em comemoração ao Dia da Mulher Negra na Câmara dos Vereadores.

A data foi instituída pela Lei nº 12.987/2014, inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, criado, em julho de 1992, como um marco internacional da luta e resistência da mulher negra no mundo. Essa data também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no atual Estado de Mato Grosso durante o século 18. A “Rainha Tereza”, como ficou conhecida, assumiu a liderança do Quilombo de Quariterê após a morte do companheiro, José Piolho, por soldados comandados pelas autoridades locais. Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, sendo 79 negros e 30 índios.

“Números recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 71% das mulheres negras estão em ocupações precárias e informais, contra 54% das mulheres brancas e 48% dos homens brancos. O salário médio da trabalhadora negra continua sendo a metade do salário da trabalhadora branca. Mesmo quando sua escolaridade é similar à escolaridade de uma mulher branca, a diferença salarial gira em torno de 40% a mais para esta. As mulheres negras também são mais vitimadas pela violência doméstica: 58,68%. Este premio é realizado em Nilópolis há 8 anos, infelizmente e o único da baixada, e uma das poucas no Estado do Rio de Janeiro”, disse o gestor de Projetos e também Especialista em História da África e Relações Étnico Raciais pela UFRRJ e Pós Graduando em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo IFRJ, Junior Lima.

Confira as agraciadas:

Maria Luiza Agenor Bertho
Trabalha no ramo de gastronomia

Janaina Matheus
Diretora Administrativa do Programa de Saúde da Família do Posto de Saúde Antonio de Albuquerque Machado

Raphaela Avelar
Formada em Direito e hoje Pôs-Graduando em Compliance e Integridade Corporativa pela PUC-MG

Martha Aimee
Musa Plus Size

Rosangela Melo
Faz captação de recursos e já passou pelas escolas de samba Caprichosos de Pilares, Beija-Flor de Nilópolis e Império Serrano

Cléo Oliveira
Mulher Trans Assistente de pesquisa clinica e militante e ativista da causa LGBTQIAP+.

Jeziane
Artista de rua

Simone Santana
Diretora Geral de Harmonia da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis

Fátima Malaquias
Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro.

Yasmin Moura
Miss Teen Brasil de Las Americas

Jessica Aiume Conceição
Ela produz banhos de ervas, escalda pes, xaropes. Remédios de ginecologia natural, incensos de ervas, patuais.

Joana Oscar
Atual Gerente na Gerencia de Relações Étnico Raciais na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Raissa de Oliveira
Rainha de Bateria da escola de samba Beija Flor de Nilópolis e atual subsecretária de Cultura de Nilópolis.

Sonia Maria Regina – Sonia Capeta
Foi Rainha de Bateria da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis durante 20 anos

“Estamos realizando esse Premio, para ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do município e do Estado do RJ, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira”, concluiu Junior.

O evento, patrocinado pelo Consultório Dr. Márcia Coelho e Nf Design e Editora Sairá, contou com a presença do vereador Álvaro da Cunha Ramos (AVANTE), o chefe de Gabinete do prefeito Abraão David Neto, Caio Araujo; a Miss Brasil 2019, Thamires Machado; o diretor de Equidade Racial do Clube de Regatas Vasco da Gama, Leonardo Santos; e o diretor da Ala de Passistas da Mocidade, George Louzada, além da apresentação do grupo CBM Artes regido pelo Maestro Hugo Lisboa.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: