Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Vereador apresenta na Câmara de Nilópolis propostas voltadas às Pessoas com Deficiência

Na Sessão Legislativa do dia 11 de agosto o Vereador Álvaro da Cunha Ramos – Alvinho (Avante) apresentou quatro indicações legislativas voltadas às Pessoas com Deficiência (PCD’s): A criação de uma Central de Intérprete de Libras (nº 683/2021), a criação de um Jardim Sensorial no Parque Municipal Natural do Gericinó (nº 682/2021), o estabelecimento, no âmbito da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico de um Núcleo de Empregos para Pessoas com Deficiência (nº 681/2021) e a inserção nos semáforos da cidade de um dispositivo de parada (nº 680/2021) para atender, principalmente, aos deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.

A Central de Intérprete de Libras é um departamento com profissionais habilitados em línguas de sinais (Libras) para fazer a tradução e comunicação nos casos que o cidadão precise de atendimento específico nas redes municipais. Esses profissionais atuariam também em eventos públicos e em outras unidades em sendo chamados. Já no caso do Jardim Sensorial, ele é um tipo de jardim que tem grande influência do conhecimento oriental, prevê o uso de várias e diferentes espécies de flores e folhagens para aguçar os cinco sentidos. Com texturas variadas, pode ser feito o estímulo do tato. Já com os sons da água, nas cascatas ou aquários, estimula-se a audição. Com o cultivo de espécies e cores diversas, aguça-se a visão. O olfato, com os aromas diferentes e o paladar pelo uso de ervas aromáticas ou mesmo plantas comestíveis.

VEREADOR ALVARO DA CUNHA RAMOS
Vereador Álvaro da Cunha Ramos (Avante). Foto: Divulgação

“Todos esses estímulos são terapêuticos e importantes para os deficientes visuais e intelectuais. O mais próximo de Nilópolis fica no Jardim Botânico, na Capital Fluminense”, explicou o parlamentar, fazendo referência ao Jardim Sensorial existente no município do Rio de Janeiro.

Outra medida importante solicitada foi a criação do Núcleo de Empregos:

“Um dos grandes desafios atuais é a alocação no mercado de trabalho. As pessoas com deficiência possuem, em sua grande maioria, muitas dificuldades neste aspecto e já existem Centros de Reabilitação e Fisioterapia no Estado que preparam o deficiente para o mercado. Contudo, aproximar as vagas de emprego dos PCD’s é um desafio e, por isso, apontei a necessidade deste departamento no município”, disse Alvinho.

Outra demanda apresentada foi com relação aos botões de parada nos semáforos da cidade. Eles são fundamentais na ausência dos agentes de trânsito, para o conforto e segurança na hora de atravessar as ruas do município, seja pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“As indicações legislativas são um dos instrumentos que nós Vereadores temos para solicitar da Prefeitura melhorias voltadas para a sociedade como um todo. Fui Secretário de Cidadania e Direitos Humanos e trouxe essa experiência de olhar para a Pessoa com Deficiência como um agente capaz de vencer barreiras, trabalhar e estar inserido plenamente em nossa sociedade. Meu dever enquanto legislador é buscar caminhos para que nós consigamos dar à essa parcela tão significativa de nossa cidade espaços adequados e que deem dignidade a todos sem exceção”, concluiu o Vereador.

Todas as indicações legislativas foram lidas em plenário e vão para análise e tomada de medidas cabíveis por parte do Prefeito Abraão David Neto (PL).

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: