Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Golpe por SMS que pede pagamento de conta telefônica com Pix teria origem em Nilópolis

Um novo golpe envolvendo pagamento de conta telefônica da Vivo está acontecendo entre consumidores. Trata-se de uma tentativa de estelionato em que criminosos executam um golpe por SMS e se passam pela empresa para oferecer desconto na fatura do cliente, mas só depois do próprio realizar um Pix.

A princípio, o cliente recebe um SMS com a estrutura tradicional da Vivo — o “Vivo Informa” — mas com um detalhe diferente no fim da mensagem: o usuário precisa realizar um pagamento via Pix no valor de R$ 35,90 até uma data específica para garantir um bônus, que não é explicado em nenhum momento.

Ao acessarem o CNPJ descrito no SMS, os clientes descobriram que, na verdade os dados seriam de um suposto morador da Rua Antônio Pereira de Carvalho, no bairro Cabuís, em Nilópolis. Outros casos foram identificados ainda com outro CNPJ. A polícia investiga se os dados podem ter sido roubados e usados sem que o verdadeiro dono tenha conhecimento.

DADOS

A grande confusão que ronda esse novo golpe é que a mensagem SMS realmente se parece com uma original da Vivo. Até mesmo o número remetente possui cinco dígitos (24708), o que é comum nas empresas telefônicas. Porém, é necessário ficar atento sobre qualquer ação referente a pagamentos indiretos oferecidos pelas supostas organizações.

Como se proteger do golpe

  • Não realizar de maneira alguma qualquer transferência via Pix

As empresas de telefonia reiteram e nós também: salvas as mensagens oficiais com o código fornecido para o pagamento de faturas em boleto, nenhuma conta telefônica ou de internet é paga via Pix.

  • Atentar-se às mensagens de texto em seu celular

Muitas pessoas acabam caindo em golpes por falta de atenção ou leitura incorreta das informações de SMS. Ao receber um, veja atentamente do que se trata. Se você não solicitou código de fatura para o seu número, não pague valores desconhecidos.

  • Desconfiar de promoções irreais

Muitos golpes acontecem sob o pretexto de promoções especiais para o seu plano adquirido na empresa telefônica. Assim como a Vivo alertou, não há divulgação dessas promoções em mensagens de texto sobre fatura. Você deve desconsiderar qualquer recado duvidoso.

  • Estar ciente das suas faturas, bem como das datas de vencimento

Esteja ciente das suas despesas com os serviços de internet e telefone. Dessa forma, você estará muito mais seguro de suas contas e não aceitará falsos descontos em faturas, principalmente se forem apresentadas datas diferentes das acertadas na hora da aquisição com a empresa.

A nova modalidade do golpe com Pix e o desconto na conta telefônica da Vivo acabaram atingindo alguns consumidores desavisados. Neste caso, é sempre bom estar atento aos seus dados e à movimentação digital deles, principalmente quando o tópico se trata de pagamentos online.

Diante do número de casos, a Vivo se posicionou e informou que a empresa não envia promoções com desconto em fatura por SMS e nem aceita pagamentos via Pix.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: