Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

Após oito anos, Programa Adote uma Praça não atraiu interessados em Nilópolis

Um avanço. Assim pode ser definido o programa “Adote uma Praça”. Porém, o programa que prevê a adoção de praças por empresas, que já é uma prática comum em diversos municípios do país, não conseguiu atrair interessados em Nilópolis.

Publicado em maio de 2013, na edição 2979 do Diário Oficial do Município, o decreto nº 3.766 implantava no município o programa “Adote uma Praça”.

Segundo o texto assinado pelo então prefeito Alessandro Calazans, empresas da iniciativa privada, excetuando as que estejam relacionadas a cigarros e bebidas alcoólicas, isoladas ou em conjunto, podem adotar praças públicas, visando sua conservação, urbanização e manutenção, sem quaisquer ônus para o município.

Porém, passados pouco mais de oito anos, nenhuma área foi contemplada pelo programa e a proposta de realizar a revitalização e a manutenção de espaços públicos da cidade através da união de esforços da iniciativa privada e Prefeitura Municipal, reduzindo o emprego de dinheiro público na manutenção dos espaços, não surtiu efeito.

Para o especialista em administração pública, Felipe Borges a ausência de interessados pode estar ligada a falta de empenho do poder público:

“O programa tem tudo para dar certo. O empresário ganha com publicidade e a administração pública economiza dinheiro, que pode ser aplicado em outras áreas. Acredito que a falta de interessados está relacionada a falta de publicidade do programa. Infelizmente não houve qualquer empenho da Prefeitura, nem mesmo pelo próprio prefeito Calazans que idealizou o programa, em divulgar e levar a proposta às empresas”, definiu.

Como aderir ao programa

As empresas interessadas deverão protocolar junto à Secretaria de Esporte e Lazer, requerimento de adoção, aderindo aos projetos propostos pelo poder público ou apresentando projetos a serem desenvolvidos. O órgão tem um prazo de 30 dias para dar a decisão, selecionando-se preferencialmente aquelas empresas que se utilizarem de mão-de-obra que tenham pessoas com idade superior a 45 anos e/ou portadores de deficiência física.

A empresa escolhida assinará um Termo de Autorização de Adoção de Praça Pública, onde ficará responsável pela praça escolhida pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Durante esse período, a empresa poderá afixar placas com seus logotipos.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: