Nilópolis Online
Notícias de Nilópolis todo dia

CAPS AD Nilópolis promove debates sobre a prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Como parte da programação de Setembro Amarelo, a diretora do CAPs AD Novos Tempos (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), Adela Alves, a psicóloga Cláudia Milene e a assistente social Ana Caroline promoveram a palestra socioeducativa ‘Prevenção ao Suicídio’ para os dependentes que frequentam da instituição na manhã de segunda-feira (13/9), na sede do CAPs AD, na Avenida Mirandela, 580, no Centro de Nilópolis.

“É a primeira etapa da programação do Setembro Amarelo. Utilizamos essas atividades para trabalhar junto aos usuários desta unidade. O debate envolve, direta e indiretamente, o tratamento realizado”, afirmou Adela Alves. “Iniciamos com essa palestra e daremos continuidade com outra, dia 24, às 10h, atendendo o outro grupo. Não é possível juntar todos num só dia, por causa da pandemia”, explicou.

Ela informou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa tira a sua vida no mundo.

“É importante dizer que segundo estudos, 90% dos suicídios são evitáveis. Estudos apontam que 36% das pessoas que fazem uso abusivo de drogas comentem suicídio. A droga distorce o mecanismo de consciência da pessoa, fazendo com que ela haja de forma impulsiva”, salientou a diretora Adela Alves.

Estudos apontam que 36% das pessoas que fazem uso abusivo de drogas comentem suicídio. A droga distorce o mecanismo de consciência da pessoa, fazendo com que ela haja de forma impulsiva:

“Ao final da primeira reunião, elas debateram formas de ressignificar aquilo para o que não existe saída. Perguntamos e trabalhamos a frase ‘por onde anda o seu sorriso?”, disse Adela.

A próxima reunião, dia 24 de setembro, contará com um psicodrama com os sinais representativos de sentimentos de dor, tristeza, luto, solidão, luto e suicídio (morte) e também de alegria, esperança, luz, cor e vida.

Na programação, também está uma apresentação de integrantes do CAPs que participam da oficina de música sobre primavera e também composições autorais deles próprios.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / PMN
você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós garantimos que está tudo certo com isso, mas você pode não desejar isso. Aceitar Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: